terça-feira, 23 de agosto de 2011

Possessão


Autora: A. S. Byatt

Edição/reimpressão: 2010

Páginas: 532

Editor: Sextante Editora


ISBN: 9789898093448



Este é um livro muito interessante e magistralmente escrito, pelo qual A. S. Byatt recebeu o prestigiado Booker Prize.

A ação reparte-se por dois momentos distintos: a época Vitoriana e a atualidade. Dois jovens estudiosos de literatura inglesa encontram, por acaso, cartas trocadas entre dois poetas Vitorianos e decidem descobrir em que contexto as mesmas foram escritas e qual a relação que ligava os ditos poetas.

Enquanto pesquisam a vida e a obra de Randolph Henry Ash e de Christabel LaMotte (dois poetas Vitorianos fictícios), Roland Michell e Maud Bailey viajam por Inglaterra e por França e o leitor acompanha não só as suas deambulações, mas também as viagens que fazem ao interior de si mesmos, na procura de um sentido para as suas vidas.

A autora brinda o leitor com incursões por diversos géneros/sub-géneros literários, desde a carta até ao diário, passando pela poesia e pelo romance, em que esta obra indubitavelmente se inscreve.

Se nem sempre a ação é fácil de acompanhar, tal fica a dever-se à extraordinária riqueza de que este livro é composto. São várias as vozes que se fazem ouvir, assim como os estilos com que se exprimem. Ao mesmo tempo, perpassam por todo o romance ecos muito fortes das relações que se estabelecem entre os académicos das grandes universidades inglesas e americanas, da competição que existe entre os mesmos e da relevância que qualquer nova descoberta relacionada com grandes autores do passado pode adquirir nestes meios.

Onde se revela a “possessão” em todas estas relações, cabe ao leitor descobrir, uma vez que as leituras são múltiplas e muito ricas… A não perder!

4 comentários:

Au chocolat disse...

Fiquei com vontade de o ler, gosto tanto da época vitoriana....

Victor disse...

De facto, é uma época que fornece um manancial inesgotável de boas histórias (quase todas de qualidade acima da média)!
Também eu fiquei com vontade de ler o "possesão", vou ter que to pedir emprestado... ;)

Angelina Violante disse...

Mais um de que nunca tinha ouvido falar, tenho que ver se o leio.

Paula Gomes disse...

Peço desculpa por só agora responder aos vossos comentários...
A Época Vitoriana encontra-se aqui realmente bem descrita. Vale a pena:-)