domingo, 14 de agosto de 2011

Poesia Oculta - António Cândido Franco

Poesia Oculta

Autor: António Cândido Franco
Data de Publicação: 1996
Editora: Vega
Páginas: 145
ISBN:972-699-515-9








Este ensaio recebeu em 1994, o Prémio Ensaio Literário 1992, patrocinado pelo Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, sendo o júri constituído por Nuno Júdice, Diogo Pires Aurélio e Helena Carvalho Buescu.

Cândido Franco desde à muito que nos habituou a obras que fogem ao que habitualmente se vai por cá fazendo e publicando. Desde sempre "enfeitiçado" pela obra de Pascoaes e sendo sobretudo um poeta e ensaísta, o autor tem também incursões pelo romance.

O sub-título é esclarecedor do conteúdo da obra. Cândido Franco faz-nos viajar de forma íntima com o estar poético de autores fundamentais da poesia portuguesa como António Feliciano de Castilho, João de Deus, Eugénio de Castro, Ãngelo de Lima, Raul Brandão, Raul Leal, Bernardo Soares, António de Navarro José Blanc de Portugal, Carlos de Oliveira, Jorge de Sena, Mário Cesariny e António Maria Lisboa. 

O que o autor nos apresenta é um conjunto de textos de análise que vão para além da conjuntural análise literária e que aprofunda a sua génese em magmas simbólicos que estão no outro lado do poema.

A nota final, é manifestamente esclarecedora de tudo o que falou antes e do "penhor" que acha dever a António Telmo:






Penhor esse que poderá ter alguma razão, mas uma razão indirecta, sendo que a sua lúcida análise será certamente subsidiária de muitas leituras, mas a conclusão é sua.


Infelizmente como muitas outras marches aux flambeaux este ensaio não conseguiu a divulgação que merece.





Sem comentários: