terça-feira, 9 de agosto de 2011

Paixões Secretas

Autora: Anna Godbersen

Edição/reimpressão: 2011

Páginas: 280

Editor: Editorial Presença

ISBN: 9789722345781

Coleção: Princesas de Nova Iorque

Faixa etária: a partir dos 12 anos


Este é o terceiro volume da série Princesas de Nova Iorque, seguindo-se a Rebeldes e a Rumores, obras já publicadas pela Editorial Presença.
A autora conduz-nos, uma vez mais, até à alta sociedade Nova-Iorquina dos finais do século XIX e constrói um verdadeiro fresco dessa mesma sociedade: dos costumes, da forma de estar, do glamour associado às noites passadas a jantar e a dançar em círculos muito restritos e acessíveis quase exclusivamente a membros de famílias ricas e poderosas.
Enquanto acompanhamos as irmãs Holland, Penelope e Henry Schoonmaker ou Carolina Broad, a escritora dá-nos a conhecer as pérfidas intrigas que moldam as vidas dos protagonistas da história, faz-nos sentir a futilidade de uma existência com muito pouco de produtivo, mas mostra-nos também que há sempre quem esteja disposto a ajudar a construir e a defender o seu país.
Pelo meio, ficam algumas reflexões sobre a estratificação da sociedade Nova-Iorquina da época, bem como sobre as dificuldades sentidas pelos elementos mais desprotegidos dessa mesma sociedade.
As descrições são muito vívidas e a narrativa desenrola-se com fluidez, o que garante uma leitura agradável e cria no leitor a ilusão de estar a observar de bem perto este mundo de princesas, nem sempre de conto de fadas…
Uma leitura descomprometedora para este Verão!

Sem comentários: