Livros, livros e mais livros. As reviews, criticas e opiniões sobre aquilo que andamos a ler...
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Rosa Brava
Autor: José Manuel Saraiva
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 448
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9895551134
Este romance vem demonstrar que é possível ler bons romances históricos, quando o pano de fundo é a História de Portugal.
O livro faz-nos retroceder até ao século XIV, ao reinado de D. Fernando, às guerras travadas pelo monarca, às relações com os reinos de Castela e Aragão, às intrigas na corte, à forma como se (sobre)vivia em Portugal naquela época.
Acompanhamos figuras históricas como Diogo Lopes Pacheco, um dos assassinos de Inês de Castro, D. João Mestre de Aviz e Nun’ Álvares Pereira, o Condestável. Mas a personagem central da história é, sem qualquer dúvida, D. Leonor Teles de Menezes, famosa pelo seu encanto e pela sua beleza, bem como pela sua ambição.
O leitor apercebe-se, à medida que vai lendo o livro, que foi feita uma rigorosa pesquisa do contexto socioeconómico, das tradições, dos costumes e leis vigentes naquela época. É interessante ver o papel de cada classe social, numa sociedade claramente estratificada, assim como o desregramento perceptível em todas as classes, até no clero. Perpassa por todo o romance um humor muito particular, fazendo lembrar que rindo se criticam os costumes. Várias personagens são claramente tipificadas, mostrando-nos os vícios das classes a que pertencem – é o caso do senhor do Morgado de Pombeiro, assim como o de D. Martinho, Bispo de Lisboa, para dar apenas dois exemplos.
Uma leitura muito agradável e interessante, que nos permite ficar a saber um pouco mais sobre a Época Fernandina.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Já ando de olho no livro há algum tempo, mas nunca se proporcionou trazê-lo da biblioteca, mas depois de ler a tua opinião fiquei ainda com mais vontade de o ler.
Penso que não te irás arrepender:-)
Gosto muito de livros que não só nos contam uma história interessante como nos "ensinam" sobre um período histórico. Depois de ler a tua crítica fiquei com vontade de ler o livro!
Enviar um comentário