Autor: Richard Zimler
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 280
Editor: Gótica
Colecção: Cavalo de Tróia
ISBN: 9789727921614
Trata-se de um livro bastante interessante, especialmente para quem já leu O Último Cabalista de Lisboa, pelo mesmo autor. Isto porque, ao longo de toda a obra, se faz frequentemente referência àquela outra, de modo que o leitor é praticamente levado a revisitá-la.
Zimler é aqui um dos principais protagonistas, na medida em que é ele quem procura descobrir Sana, a sua vida, os seus desejos, os seus objectivos.
O leitor acompanha o autor nesta busca, acabando por dar por si a revisitar feridas abertas pelos campos de concentração Nazis, a assistir à criação do estado de Israel, a observar uma coexistência relativamente pacífica ente judeus e árabes, antes do eclodir da animosidade entre Israelitas e Palestinianos, que trará consequências gravosas para os diversos intervenientes na história.
Na minha opinião, o que mais surpreende o leitor é a oscilação entre realidade e ficção, que nos mantém em constante sobressalto, tentando “adivinhar” se aquilo que nos é contado aconteceu mesmo ou é pura invenção do autor. É um pouco como se estivéssemos a ver como as coisas podiam ter acontecido, se…
Enfim, vale a pena parar e pensar no que este livro tem para nos dizer!
Sem comentários:
Enviar um comentário