quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Marca do Assassino



Autor: Daniel Silva

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 512
Editor: 11 X 17 (Livro de Bolso)
ISBN: 9789722523219













Este autor, descendente de Portugueses, é considerado por alguns jornais Norte-Americanos um dos melhores jovens escritores de literatura de espionagem da actualidade. A leitura deste seu livro faz-nos perceber o porquê desta classificação.
A acção desenrola-se principalmente nos Estados Unidos e na Europa. O leitor começa por acompanhar um ataque terrorista contra um avião comercial, tudo levando a crer que uma organização radical Palestiniana, desagradada com o evoluir positivo do processo de paz entre a Palestina e Israel, se encontra por detrás do atentado. Contudo, à medida que a trama se vai desenrolando, vamo-nos apercebendo que a realidade tem contornos muito mais estranhos e que, por vezes, os inimigos se encontram onde menos se espera…
Para que possamos acompanhar melhor o desenrolar da acção, o autor faz-nos entrar nos meandros dos serviços secretos e de segurança Europeus, Americanos, Israelitas… Assim, ficamos a saber algo mais sobre o KGB, o M15 e o M16, a CIA, a Mossad. O personagem principal é o agente da CIA Michael Osbourne, que vai tentar desfiar uma meada que o conduzirá até um assassino muito perigoso, que deixa uma marca especial sempre que mata.
O livro mostra também a forte pressão que determinados lobbies exercem sobre a política internacional, o enorme poder que os órgãos de comunicação social têm sobre os governos ocidentais, a teia obscura que une o poder político e os grandes capitais…
Vai, por tudo isto, de encontro a algumas das preocupações centrais presentes nas sociedades ocidentais, nos nossos dias.

2 comentários:

Angelina Violante disse...

Tenho ouvido falar muito deste autor, mas ainda não li nada dele.
Emprestaram-me uns quantos a ver se os leio, pois parecem ser interessantes, mas há uma certa ordem para ler os livros, não é assim?

Paula Gomes disse...

Para dizer a verdade, eu não estou a ler por ordem nenhuma em especial. Penso que eles são independentes, embora haja personagens que se mantêem, de uns para os outros:-)