quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alguém para Amar


Autor: Jude Deveraux
Data de Publicação: Novembro de 2008
Editora: Quinta Essência
Páginas: 308
ISBN: 978-989-95788-7-6


Jace Montgomery é um homem só. Passaram-se três anos, mas não conseguiu ainda ultrapassar o misterioso suicídio da sua noiva Stacy. Não voltou a interessar-se por outra mulher desde então e a família continua a culpá-lo pela sua morte. Ao folhear um dos antigos romances de Stacy, Jace descobre uma fotografia de uma casa com uma mensagem codificada. «Nossa, mais uma vez. Juntos para sempre. Até lá». O bilhete datava do dia anterior à morte dela. Obcecado pela necessidade de entender o suicídio de Stacy, Jace procura a propriedade - Priory House, uma enorme fortaleza de tijolo em Margate, Inglaterra - e compra-a.
Jace parte para Inglaterra determinado em descobrir finalmente a verdade. Não demora a perceber que a casa está assombrada por um obstinado fantasma, Ann Stuart, com quem se vê obrigado a lidar para resolver o mistério. Ann morreu em circunstâncias idênticas às da sua falecida noiva e ele tem um palpite de que existe uma relação entre ambas. Através das suas investigações e com a ajuda de uma bela jornalista, Jace vê-se forçado a estabelecer a conciliação entre a vida e a morte da noiva.
Alguém para amar é uma bela descoberta sobre o tempo e o amor da autoria de uma das romancistas mais acarinhadas pelos leitores de todo o mundo.



Confesso que foi a medo que comecei a ler este livro, pois toda a gente me dizia que nada tinha a ver com os outros livros da autora, que a história era mórbida e triste, mas afinal revelou-se uma boa surpresa, adorei o livro a autora tem uma escrita simples, mas que prende e cativa.
O enredo em si também contribui para que o leitor se sinta agarrado, pois os mistérios são tantos e intrincados que só mesmo no final é que se fica sabendo mesmo a história toda e tudo o que estava escondido, e que nem todas as personagens são aquilo que parecem.
Muito bom, uma história muito bonita, divertida, cheia de mistérios e traições, mas onde impera muito amor.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Relações Perigosas


Autor: Amanda Quick
Data de Publicação: 2003
Editora: Planeta Editora
Páginas: 278
ISBN: 972-731-140-7


Uma mulher decidida, que se alia a um misterioso espião, e que se vê envolvida numa trama de conluio e tentação.
Desde que ele se introduziu na sua loja de antiguidades em Roma, Lavínia logo se apercebeu de que o intruso só lhe iria causar problemas. Ele bem dizia que andava a perseguir um perigoso assassino, jurara que queria apenas protegê-la, mas apesar do que ele proclamava, Lavínia estava convencida de que Tobias March queria era destruí-la.
E quando o autoproclamado espião a expulsou, junto com a sobrinha, da loja de Roma, e as fez regressar a Inglaterra, tudo o que Lavínia desejava era poder, um dia, fazer March pagar caro o que lhe fizera. Porém, Lavínia nunca imaginaria as circunstâncias chocantes em que iriam tornar a encontrar-se, nem tão-pouco que iria tornar-se sua aliada numa busca que, dia após dia, se tornara mais mortífera e mais comprometedora.
Na sua qualidade de detective privado, Tobias March fora contratado para perseguir um poderoso malfeitor, o qual pretendia assumir o controle de uma vasta organização criminosa. Contudo, na sua investigação, nada mais encontrava do que becos sem saída. E justamente quando a investigação — uma vez mais — aquecia, viu a sua missão e a sua vida complicadas pela mulher mais incontrolável, imprevisível e exasperadora que alguma vez conhecera. Confrontado com uma intrincada rede de traições e perigos, Tobias viu-se obrigado a estabelecer uma aliança com Lavínia, uma mulher de cujo passado se podia apenas dizer que era ligeiramente obscuro.
Porém, quando ele a persuadiu a aliarem-se, nenhum dos dois suspeitava que as suas acaloradas discussões iriam suscitar uma grande paixão, nem que, quanto mais escavavam para desenterrar a verdade, mais profundamente cavavam as próprias sepulturas...


Já é o segundo livro que leio da autora e confesso que são muito bons, esta mistura de mistério, suspense, romance e aventura, é de deixar vontade de ler muito mais. Realmente uma autora a seguir, embora ache que já há algum tempo que não são publicados novos livros.
E quando se pensa que já descobrimos tudo o que havia para saber da tramóia, quais os criminosos e as vítimas até chegarmos ao final vão sempre aparecendo mais novidades que vêem trazer uma nova luz e revelar nos culpados quando o pensavamos como vítimas, é suspense mesmo até à última página.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Kockroach - A Metamorfose


Autor: Tyler Knox
Data de Publicação: Janeiro de 2008
Editora: Paralelo 40º
Páginas: 334
ISBN: 978-989-8134-02-8


Kockroach, o herói deste livro, que pertence à espécie Blatella germânica, comummente designada por barata, uma manhã, ao acordar de um sono típico sem sonhos, descobre-se transformado numa criatura vil e de grandes dimensões, ou seja, num homem!

Mas, e ao contrário do infeliz Gregor Samsa, o protagonista humano que se transforma em barata, no célebre livro de Kafka - «A metamorfose»; o percurso de Kockroach enquanto humano é coroado de êxito e de extraordinário sucesso.

O mundo, como Kockroach descobre, é admiravelmente hospitaleiro para quem tem pele pálida e caminha sobre duas pernas. Assim, e após um breve e divertido período de adaptação aos costumes dos humanos, Kockroach, aproveita as potencialidades deste admirável novo mundo e, dotado com os impiedosos instintos de sobrevivência da sua espécie, constrói uma fulgurante carreira de sucesso, tornando-se num líder do submundo do crime organizado, nos negócios e na política na América do séc. XX.


Bem nem sei que dizer acerca deste livro, de início era muito engraçado, tendo por vezes partes nojentas, nomeadamente no que toca a baratas, das quais tenho pavor, mas lá para o meio a história começa a perder o interesse é sempre mais do mesmo, sempre as mesmas maquinações, traições e coisas que tais.
Depois parece que tudo muda com o descalabro de Kockroach, mas em pouco tempo volta tudo ao mesmo, parece uma história daquelas do filme o Padrinho, tirando isso não tem mais que se lhe diga.
Embora se possa aprender uns quantos facto curiosos acerca das baratas, mas nada que seja muito relevante.
Sinceramente estava à espera de mais.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Paixões Secretas


Autor: Anne Godbersen
Data de Publicação: Agosto de 2011
Editora: Editorial Presença
Páginas: 277
ISBN: 978-972-23-4578-1

Este terceiro volume da série Princesas de Nova Iorque tem início dois meses após o regresso de Elizabeth Holland. Entretanto Henry e Penélope são agora o casal sobre o qual convergem todas as atenções, enquanto Caroline Brand, a ambiciosa amiga de Penélope, é agora a rica herdeira na mira da imprensa. Mas nada está garantido, sobretudo desde que alguém anda a passar certas informações aos ávidos jornalistas... Uma admirável reconstituição da época.


Bem já é o terceiro volume desta série e o final ainda não está resolvido, este volume continua a deixar muita coisa em aberto.
A autora continua com uma escrita simples mas que consegue prender quando da-mos por nós estamos tão enredas na narrativa que só queremos continuar para podermos saber o que se vai passar a seguir e então eu que pensava que este era o último volume, mas afinal ainda há um quarto que esse sim é o final.
Será que a vida de Elizabeth, Diana , Penélope e Carolina se irá alterar ou irá continuar tudo na mesma, que quando se pensa que as coisas estão a tomar o rumo certo tudo volta a desordenar-se numa volta de 360º.
Só nos resta esperar pela publicação do último volume para pudermos finalmente saber o derradeiro desfecho.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Pedra Abençoada


Autor: Bárbara Wood
Data de Publicação: Novembro de 2009
Editora: Contraponto
Páginas: 355
ISBN: 978-989-666-037-6

«A Pedra Abençoada nasceu para lá das estrelas, há inúmeros anos-luz. Teve origem numa explosão cataclísmica de proporções estelares que inundou o espaço de fragmentos cósmicos. Tal como um navio brilhante, o pedaço ardente de massa celeste navegou através do mar sideral, rugindo e sibilando pela noite escura, enquanto se lançava para a sua destruição inevitável num planeta jovem e selvagem.»
Muitos séculos depois, Alta encontra o fragmento na planície africana. O seu destino mudará para sempre, tal como o destino das gerações futuras. De Israel dos tempos bíblicos à Roma Imperial, da Inglaterra Medieval à Alemanha do século XV, das Caraíbas do século XVIII ao Faroeste, a história desta pedra abençoada e a dos seus diferentes donos percorre a História da Humanidade.
Através de diversos episódios e eras, a autora explora as traições e as obsessões do coração do homem e descreve uma busca pela essência humana.


Numa palavra brutal, fascinante, fantástico. Nunca tinha lido nada da autroa mas logo no início fiquei presa pelas descrições tão viívidas que até pareciam que ganhavam vida e saiam do papel, a narrativa abrangem um longo período da história da Terra desde o início até aos nossos dias, quanto ao final final fiquei um pouco céptica, mas depois de o lerem vocês diram.
Um livro cheio de aventuras, passando por momentos de terror, fome, mas tendo sempre um lugar para o romance e o amor.
Incrível não tenho palavras suficientes ara o descrever, é uma longa viagem mas nunca cansativa.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Valsa Negra


Autora: Ana María Moix

Edição/reimpressão: 2002

Páginas: 168

Editor: D. Quixote

ISBN: 9722024051



Quem nunca ouviu falar da Imperatriz Austríaca Elizabeth (mais comummente conhecida como Sissi), casada com o Imperador Francisco José, tem neste livro uma boa oportunidade para se inteirar de alguns aspetos menos conhecidos da vida da soberana e da realidade socioeconómica do Império Austro-húngaro, na segunda metade do século XIX.

A autora brinda os seus leitores com uma narração ficcionada de alguns dos factos ocorridos ao longo da vida da Imperatriz, abrilhantando essa narração com uma ironia, um humor e um certo sarcasmo que transformam a leitura do livro num verdadeiro deleite.

Contudo, Ana María Moix não deixa de demonstrar que a vida de Elizabeth da Baviera foi tudo menos o romance cor-de-rosa que certas séries de televisão quiseram fazer crer. De facto, a Rainha da Hungria é-nos apresentada como uma mulher bem-amada, mas que se sentia, de certo modo, incapaz de corresponder ao amor e devoção que lhe eram dispensados por muitos dos que a rodeavam; uma monarca que se viu impossibilitada de ajudar o seu povo a alcançar melhores condições de vida, num império governado com mão de ferro, sem olhar ao bem-estar da maioria dos seus cidadãos; alguém que teve que conquistar o seu lugar na corte Austríaca, enfrentando a própria mãe do Imperador, na tentativa de viver uma vida menos ligada ao seu papel de representante do Império e mais ao de mãe, algo em que nem sempre foi bem sucedida.

Um livro que vale essencialmente pela apresentação de uma figura histórica, e do período em que viveu, sem contemplações; mostrando as suas melhores e piores facetas, sem tomar partidos. Cabe ao leitor decidir de que lado está…

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ate que o Amor me Encontre


Autor: Charles Martin
Data de Publicação: Maio de 2009
Editora: Casa das Letras
Páginas: 358
ISBN: 978-972-46-1889-0

Às vezes lemos um romance que nos leva a lugares que não sabíamos que precisávamos de ir. Esse é o poder da escrita. Até que o Amor Me Encontre é um desses romances. Chase Walker é um jornalista que investiga o mistério de um menino abandonado numa linha-férrea. Sabe como ele foi lá parar, mas não sabe como, nem o que se passou até esse dia. Apenas sabe que esse menino está destroçado.
Mas esta criança desperta algo dentro de Chase que precisava de renascer: a necessidade de conhecer a verdade. A verdade sobre o menino; a verdade sobre si próprio, e a verdade sobre o homem mais importante da sua vida: o seu pai adoptivo. Enquanto procura a verdade sobre o rapaz, Chase também persegue a verdade sobre o seu pai e sobre crime que foi cometido muito antes de ser adoptado. Sabe que as acusações eram falsas, mas simplesmente não consegue provar. A história avança, até que a verdade vem finalmente ao de cima. Mas não é a verdade que o leitor assumiu... é muito, muito melhor.
Dentro de todos nós há o desejo de saber quem somos verdadeiramente... e de saber que somos amados e desejados. Todos procuramos a verdade e quase sempre o nosso passado parece incompleto. Este é um romance fascinante, uma extraordinária alegoria ao desejo universal de ser amado.



O início é um pouco confuso, mas a escrita é muito simples e agarra mesmo parecendo que o enredo não faça sentido, mas ao longo da história todos os pontos se começam a encaixar e vamos descobrir todos os segredos.
É uma história um pouco triste mas que acaba bem faz lembrar os livros de Nicholas Sparks.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Livro Lidos em 2011 - Paula

Caros leitores, eis uma atualização dos livros que eu fui lendo, ou pretendo vir a ler, ao longo deste ano (a partir do mês de Julho, data em que comecei a participar no blogue).
Ficam também alguns pequenos "desafios" que coloquei a mim própria, para Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.

Classificação:
1 - Horrível
2 - Muito mau
3 - Mau
4 - Fraquinho
5 - Médio Menos
6 - Médio
7 - Médio Mais
8 - Bom
9 - Muito Bom
10 - Obra prima

Julho
1) As Guerras Púnicas - Ross Leckie [9 - Muito Bom]
2) Os Pilares da Terra - Ken Follett [10 - Obra Prima]
3) World Without End - Ken Follett [10 - Obra Prima]
4) As Mulheres da Casa do Tigre - Marion Zimmer Bradley [8 - Bom]
5) O Segredo da Cruz de Cristo - Bill Napier [8 - Bom]

Agosto
6) À Procura de Sana - Richard Zimler [9 - Muito Bom]
7) Paixões Secretas - Anna Godbersen [6 - Médio]
8) A Marca do Assassino - Daniel Silva [8 - Bom]
9) O Cirurgião - Tess Gerritsen [7 - Médio Mais]
10) O Triunfo de César - Steven Saylor [9 - Muito Bom]
11) A Paixão - Almeida Faria [6 - Médio]
12) Possessão, Uma História de Amor - A. S. Byatt [10 - Obra Prima]
13) Rosa Brava - José Manuel Saraiva [8 - Bom]

Setembro
14) A Caverna - José Saramago [7 - Médio Mais]
15) Expiação - Ian McEwan [8 - Bom]
16) Iluminada - Patrizia Carrano [8 - Bom]
17) O Preço do Sal - Patricia Highsmith [7 - Médio Mais] 

Outubro
18) Planalto de Gostofrio - Bento da Cruz [8 - Bom]
19) Valsa Negra - Ana María Moix
20) A Rainha das Neves - Carmen Martín Gaite
21) A Ilha Debaixo do Mar - Isabel Allende

Novembro
22) Fantasmas do Passado - Minette Walters
23) Isabel Tudor e Maria Stuart - Jane Dunn
24) A Gratidão dos Reis - Marion Zimmer Bradley
25) A Espuma dos Dias - Boris Vian

Dezembro
26) Infantas de Portugal - Júlia Nero
27) Ana Karenina - Leão Tolstoi
28) We - Yevgeny Zamyatin
29) Armagedão - Leon Uris

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jardim de Alfazema


Autor: Jude Deveraux
Data de Publicação: Setembro de 2010
Editora: Quinta Essência
Páginas: 352
ISBN: 978-989-8228-31-4


Jocelyne Minton é uma mulher dividida entre dois mundos. A mãe estudou em colégios particulares e frequentava as melhores salas de chá, mas acabou por casar com o biscateiro local.
Joce tinha apenas cinco anos quando a mãe morreu e, quando o pai volta a casar, a criança sente-se mais só do que nunca - até que conhece Edilean Harcourt que, apesar de já não ser uma jovem, compreende Joce melhor que ninguém.
Quando Miss Edi morre, deixa à amiga todos os seus bens, incluindo uma histórica mansão do século XVIII e uma carta com pistas para a jovem decifrar um mistério que remonta a 1941. Na carta, Miss Edi também revela que encontrou o homem perfeito para Joce, um jovem advogado. Joce fica chocada ao saber que a mansão e o futuro amor da sua vida se encontram em Edilean, de que nunca ouvira falar. Curiosa perante esta reviravolta do destino, Joce muda-se para a pequena cidade , decidida a dar um novo rumo à sua vida.
Em Edilean, todos conhecem a história da jovem e já delinearam o seu futuro, incluindo o homem com quem se deverá casar. Acontece, porém, que Joce tem as suas próprias ideias acerca do homem que terá de conquistar o seu coração e o que fazer aos segredos que ninguém quer ver divulgados. Mas, quando estes lhe revelam parte da sua história, o certo é que a vida parece ganhar uma nova cor…
Em Jardim de Alfazema, Jude Deveraux retrata as paixões, as intrigas e os segredos de uma pequena cidade e dá início a uma extraordinária série centrada em Edilean.


Foi a primeira vez que li um livro desta autora e confesso que estava um pouco com o pé atrás, pois já tinha ouvido muito bem, mas por vezes costumo ser do contra, mas desta vez não fui.
A história prende logo desde o início, adorei a Jocelyn, revi-me muito nos interesses dela em pesquisar e estudar.
Adorei todo o secretismo e depois o modo como a história se vai desenrolando e ao mesmo tempo os segredos começam a ser revelados e toda a história passa a fazer sentido.
A história deu-me a sensação de ter ficado em aberto, não sei se terá continuação, mas gostava de saber o que se irá passar a seguir.
Estou curiosa para ler mais desta autora.
Se todos os livros dela são daqueles que nos deixam literalmente a pairar e com um calorzinho cá dentro do coração.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Planalto de Gostofrio


Autor: Bento da Cruz

Edição/reimpressão: 2003

Páginas: 222

Editor: Círculo de Leitores

ISBN: 972422416



Não tendo lido qualquer outra obra do autor, foi com alguma expectativa que comecei este livro. Quem estiver à procura de um romance, talvez se sinta um pouco defraudado, pelo menos inicialmente. No entanto, à medida que se embrenhar na leitura, verá que a obra tem muitos pontos de interesse.

Sendo o local onde se passa a ação as terras de Barroso, é com gosto que entramos na vida das personagens principais – Toninho, o menino aprendiz de pastor, pequeno descobridor das muitas maravilhas naturais da região, enamorado de Carolina, a priminha Irlandesa que o acompanha nas mil e um tropelias, incentivando-o sempre a ir mais longe; o pai, Manuel Marinheiro, e a mãe, Maria, que “fazem das tripas coração” para criar a sua prole e procurar o sustento da mesma num clima tão agreste e impiedoso, mas onde as gentes são tão simples, tão amigas e tão fortes…

É em plena era Salazarista que a ação se desenrola; a era do contrabando, da fuga à polícia por delitos menores, e por outros bem maiores; da procura de melhor vida em terras Americanas, com os seus sucessos e insucessos… A linguagem acompanha todos estes sabores e dissabores; a ruralidade destas gentes; a beleza destas paragens; o transpor do limiar da inocência; o tornar-se Homem / Mulher numa época em que aprender a ler era uma conquista só de alguns…

Depois da leitura deste livro, apetece visitar estas paragens!