quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Kockroach - A Metamorfose


Autor: Tyler Knox
Data de Publicação: Janeiro de 2008
Editora: Paralelo 40º
Páginas: 334
ISBN: 978-989-8134-02-8


Kockroach, o herói deste livro, que pertence à espécie Blatella germânica, comummente designada por barata, uma manhã, ao acordar de um sono típico sem sonhos, descobre-se transformado numa criatura vil e de grandes dimensões, ou seja, num homem!

Mas, e ao contrário do infeliz Gregor Samsa, o protagonista humano que se transforma em barata, no célebre livro de Kafka - «A metamorfose»; o percurso de Kockroach enquanto humano é coroado de êxito e de extraordinário sucesso.

O mundo, como Kockroach descobre, é admiravelmente hospitaleiro para quem tem pele pálida e caminha sobre duas pernas. Assim, e após um breve e divertido período de adaptação aos costumes dos humanos, Kockroach, aproveita as potencialidades deste admirável novo mundo e, dotado com os impiedosos instintos de sobrevivência da sua espécie, constrói uma fulgurante carreira de sucesso, tornando-se num líder do submundo do crime organizado, nos negócios e na política na América do séc. XX.


Bem nem sei que dizer acerca deste livro, de início era muito engraçado, tendo por vezes partes nojentas, nomeadamente no que toca a baratas, das quais tenho pavor, mas lá para o meio a história começa a perder o interesse é sempre mais do mesmo, sempre as mesmas maquinações, traições e coisas que tais.
Depois parece que tudo muda com o descalabro de Kockroach, mas em pouco tempo volta tudo ao mesmo, parece uma história daquelas do filme o Padrinho, tirando isso não tem mais que se lhe diga.
Embora se possa aprender uns quantos facto curiosos acerca das baratas, mas nada que seja muito relevante.
Sinceramente estava à espera de mais.

Sem comentários: