quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Preço do Sal


Autora: Patricia Highsmith

Edição/reimpressão: 1993

Páginas: 272

Editor: Publicações Europa-América

ISBN: 9721032360



Para quem se acostumou a ler apenas os policiais desta escritora, cá está uma obra que irá certamente surpreender. Será interessante mencionar que o livro foi publicado pela primeira vez em 1952, sob o pseudónimo de Claire Morgan, tendo sido rejeitado pelo editor habitual da autora.

Causou, desde logo, algum furor nos Estados Unidos, não tanto por apresentar uma relação de amor entre duas mulheres, mas por terminar de um modo muito diferente do que era hábito até à data. O amor entre Therese e Carol é descrito de uma forma sensível, sem excessos, sem sordidez. Faz parte do romance uma certa dose de sensualidade, mas sem incursões pelo erotismo.

Patricia Highsmith retrata de uma forma muito crítica a sociedade americana da primeira metade do século XX, a mentalidade tacanha de algumas classes sociais, a hipocrisia da sociedade, a exploração do trabalho feminino nos grandes armazéns, o egocentrismo dos membros do jet-set da época. Mas também nos descreve o oeste americano, a vastidão do celeiro da América, as montanhas quase despovoadas. Do mesmo modo, transmite-nos a força daquelas que resolveram lutar pelos seus sentimentos, sacrificando partes consideráveis das suas vidas, sendo aberta ou sub-repticiamente criticadas e, em muitos casos, simplesmente ostracizadas, por não se limitarem a ser esposas e mães… por quererem ser, acima de tudo, mulheres.

Para ser lido de mente aberta, sem preconceitos e com uma grande dose de sensibilidade.

2 comentários:

Landa disse...

Estou a ler também um livro da Patricia Hightsmith, "o Talentoso Sr. Ripley" e pelo que vejo segue uma linha bastante diferente de "O Preço do Sal". Este nunca tinha ouvido falar.

Boas Leituras!

Paula Gomes disse...

Penso que é um dos livros menos conhecidos desta autora, em Portugal. Mas vale a pena...