terça-feira, 19 de julho de 2011

World Without End






Autor: Ken Follett

Edição/reimpressão: 2008

Páginas: 1237

Editor: Pan MacMillan

ISBN: 9780330490702

Idioma: Inglês


Aqueles que não conseguem esperar até que a sequela de Os Pilares da Terra seja publicada em português, podem sempre recorrer à versão original inglesa, já à venda no nosso país.
Voltamos a Kingsbridge, dois séculos mais tarde, ainda em plena Idade Média. E desta vez acompanhamos um grupo de crianças, cujas vidas se irão interligar, à medida que crescem e ocupam o seu lugar na comunidade: Caris, um dos pilares da sociedade de Kingsbridge; Merthin, um talentoso artífice, que ambiciona construir o edifício mais alto de Inglaterra; Gwenda e Wulfric, que lutam contra todas as adversidades, que surgem muitas vezes a mando do seu senhor, o execrável Ralph; os clérigos Godwin e Philemon, que nem sempre colocam os preceitos de Deus acima do desejo de poder.
Desta feita, Ken Follett faz-nos seguir três dos protagonistas num périplo por Itália e França, dando-nos a conhecer a arquitectura religiosa e laica destes dois países, célebres pelas suas catedrais, edifícios seculares e pontes. As descrições são muito interessantes e pormenorizadas, algo a que o autor já nos habituou. Como pano de fundo desta viagem temos a peste e as eternas contendas entre Franceses e Ingleses.
O autor atribui, nesta obra, uma notável importância às mulheres, cujas acções são com frequência o motor da evolução da sociedade. São elas quem quebra antigos tabus, antigas tradições, optando pela mudança, pela modernização, que acabarão por se traduzir numa maior capacidade da comunidade para enfrentar os problemas com que se debate.
O livro apresenta-nos ainda, e em abundância, descrições de tácticas militares, de batalhas e de confrontos, que contribuem para uma maior fluidez da leitura. As maquinações pelo poder, entre o clero inglês da época, são também um factor relevante, quando nos interessamos por um pouco de história.
Trata-se, pois, de um livro cheio de acção, intriga e mistério, que se lê facilmente e sem que queiramos parar. Para todos os gostos…

3 comentários:

pco69 disse...

Já foi editado em português pela presença em 2008

Paula Gomes disse...

É verdade... Peço desculpa, pois a minha informação estava desactualizada:-)

Joana GW disse...

Também li este livro em Inglês e adorei! Acho que sempre que possível deve-se ler os livros na língua em que foram escritos porque há sempre muitos detalhes que se perdem na tradução.