domingo, 10 de julho de 2011

Os Pilares da Terra



Autor: Ken Follett

Edição/reimpressão: 2007

Páginas: 504

Editor: Editorial Presença

ISBN: 9789722337885

Colecção: Grandes Narrativas



Eis um romance (na edição portuguesa apresentado em dois volumes) que não deixa ninguém indiferente.
A acção decorre na Idade Média, transportando-nos até Inglaterra, mais precisamente até à vila e priorado de Kingsbridge. É aqui que acompanhamos a luta de pessoas normais pela sobrevivência, dia-a-dia. Mas é também entre estas pessoas banais que encontramos aquelas que parecem ser, de algum modo, animadas por um espírito mais vivo, ou por uma melhor visão do que podem ser grandes obras, aos olhos de Deus e do Mundo, tudo girando em volta da construção da Catedral de Kingsbridge.
Assim, damos por nós a sofrer com os protagonistas – sejam eles Tom, o construtor; o seu enteado Jack, que tem um talento especial para trabalhar a pedra; a amada deste último, Aliena, que demonstra ser uma admirável líder nos piores momentos pelos quais a comunidade vai passando; ou mesmo o prior Philip, um pastor com capacidades de gestão acima da média. Trata-se, pois, de uma obra bastante actual, nos tempos que vão correndo.
Como se o acima descrito não fosse suficiente, é necessário dizer que Ken Follettt nos brinda, uma vez mais, com um contexto histórico e socioeconómico deveras bem conseguido, fruto, sem dúvida, de uma pesquisa acurada dos costumes, das leis e do pensamento da época.
Resta acrescentar que as centenas de páginas, com que nos confrontamos nos dois volumes, se lêem de um fôlego e, no final, deixam um certo “sabor a pouco”.
Agora é só esperar pela sequela desta obra magnífica… que decerto também não nos desapontará!

3 comentários:

Jacqueline' disse...

Também estou a ler Os Pilares da Terra e estou a adorar. Para além da época estar muito bem retratada, as personagens estão muito bem conseguidas :)

Guerreiro disse...

Bem, já me bastou "Um Mundo sem fim" que se passa também na Idade Média e no prioriado de Kingsbridge! ;o)
Prefiro os Thrillers deste autor.
bjs

Anónimo disse...

Ainda não li uma única crítica negativa a este livro e ainda não o li!! Tenho mesmo que o ler!