quarta-feira, 27 de julho de 2011

Piscina Livre



Piscina Livre
Autor: André Carneiro
Data de Publicação: 1980
Editora: Editora Moderna
Páginas: 133
ISBN:


André Carneiro é considerado um dos mais importantes escritores e crítico de Ficção Científica no Brasil, foi através da sua obra que a Ficção cinetífica ganhou notoriedade no exterior. Não só com a sua prosa, mas também com a sua poética, mas sem nunca abandonar a dedicação em outras artes.
(...)
Seu romance "Piscina Livre", traduzido na Suécia, alcançou sucesso critico. A.E. Van Vogt (USA) o comparou a Kafka e Albert Camus. Também Alcântara Silveira afirmou que conseguia a mesma "atmosfera" de Kafka de "A Metamorfose". "A Dictionary of Contemporary Brazilian Authors" afirma que escreve "a mais original F. C. do Brasil".


André Carneiro, galardoado internacionalmente, é considerados por vários críticos como um dos mais notáveis escritores brasileiros de ficção cientifica. Nesta Piscina Livre, uma utopia futurista erótica, é permitido às mulheres usufruir da sua sexualidade, com múltiplos parceiros ou recorrendo às "piscinas livres" com andróides criados especificamente para esse fim.
André Carneiro, consegue criar em poucas paginas um mundo real e pleno, sem falhas e cheio de pormenores que o tornam verdadeiro. Uma obra que devido a sua forte componente de termos científicos e da sua excelente estruturação, nunca leva o leitor a achar que se trata de uma obra de cunho erótico apenas.


Um romance/novela que alguns poderão considerar como sendo feminista, outros poderão caracteriza-lo como sendo uma critica social contra o racismo. Aborda de um modo inteligente e original ambos os temas, assim como toca no eterno tema do amor, da escolha e da ambição.
Original.

3 comentários:

Guerreiro disse...

Nunca ouvi falar deste livro... Agora com a tua opinião (da Marcelina!), fiquei curioso!

Paula Gomes disse...

Aqui está um livro que irei tentar ler...

Marcelina Gama disse...

Um livro que vale a pena ser lido.