segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crime e Castigo no País dos Brandos Costumes


Autor: Pedro Almeida Vieira
Data de Publicação: Abril de 2011
Editora: Planeta
Páginas: 198
ISBN: 978-989-657-190-0

No jardim à beira-mar plantado chamado Portugal consta que sempre viveu um povo sereno e de brandos costumes.
Este livro vai desfazer o mito.
Na verdade, a História de Portugal mostra que, desde tempos remotos, homens e mulheres mataram por paixão ou por motivos fúteis, bandidos semearam o pânico, houve serial killers, violadores e facínoras da pior espécie, ladrões de igrejas e hereges. Muitos sofreram depois, no corpo, as consequências dos seus actos, perante um Estado que então aplicava a lei de talião: olho por olho, dente por dente.
Um exacto século depois da Constituição da República de 1911 ter abolido a pena de morte para todos os crimes, e 250 anos após a última execução numa fogueira da Inquisição, eis o retrato verídico de uma selva à beira-mar plantada, através de 30 narrativas que relatam crimes históricos em Portugal.




Bem foi um pouco difícil conseguir ler o livro eram tantos os crimes e tão violentos que me estavam a fazer impressão, e também o livro é um pouco maçador, mesmo os capítulos sendo pequenos e cheios de informações para situar o enredo do capítulo, mesmo assim é um pouco difícil de conseguir estar com atenção.

Sem comentários: