sábado, 23 de julho de 2011

Mataram a Rainha - A Época dos Venenos I


Autor: Juliette Benzoni
Data de Publicação: Janeiro de 2011
Editora: Editorial Planeta
Páginas: 279
ISBN: 978-989-657-142-9

Fugida do convento onde a mãe a queria obrigar a tomar o véu para assegurar a fortuna paterna, Charlotte de Fontenac refugia-se em casa da tia de Brecourt, irmã do defunto pai. A jovem perde-se na noite e surpreende um ritual aterrador numa capela abandonada... Um desconhecido arranca-a à sua perigosa contemplação... Tudo se passa numa época em que o vento pestilencial do caso dos venenos sopra sobre Paris e a corte de Luís XIV. Madame de Brecourt envia Charlotte para o Palais Royal, para a corte da jovem duquesa de Orleães, Madame, a pitoresca princesa Palatina. Um caminho singular, o dos palácios reais, abre-se diante de Charlotte, mais perigoso do que se imaginaria. Um capricho da natureza fá-la parecer-se com um antigo amor de Luís XIV, o que lhe vale o ódio silencioso de madame de Maintenon, em vias de tomar o lugar de madame de Montespan. No momento de maior perigo é a rainha Maria Teresa que vem em seu socorro, mas por pouco tempo, pois morre no espaço de quatro dias...
Mortes suspeitas, missas negras, um amor que não ousa dizer o seu nome e protecções que desaparecem uma após outra. Que vai ser de Charlotte?


Bem que devo dizer? O livro deixou-me sem palavras, no início o começo parece um pouco confuso, mas com o desenrolar da acção tudo começa a ficar claro.
Fiz foi um pouco de confusão com o nome da damas, mas são tantas e algumas delas com nome tão parecidos que por vezes tens de se ter muita atenção.
Mas é um livro muito emocionante, cheio de aventuras e peripécias onde Charlotte parece ter tendência a imiscuir-se, mesmo sem ser essa a sua vontade.
Dona de um coração simples fica muitas vezes bastante chocada com as intrigas que se desenvolvem na corte, até eu fiquei muitas vezes espantada.
A autora sabe cativar e deixar o leitor suspenso ávido por saber, mais sendo até difícil largar a leitura.
Só o fim me decepcionou, muito embora o título seja um pouco sugestivo em relação ao que acontecerá.
Mas visto o livro ter continuação estou desejosa de saber que se irá passar no próximo volume.
Um livro ao estilo de Phillipa Gregory, onde somos transportados ao século do louco rei sol, Luís XIV.

Sem comentários: