quarta-feira, 20 de julho de 2011

Uma Americana em Pequim


Autor: Ann Mah
Data de Publicação: Fevreiro de 2011
Editora: Edições ASA
Páginas: 342
ISBN: 978-989-23-1282-8


Todas as pessoas se alimentam de vivências e lugares inesperados…
Um romance sobre comida, amor e autodescoberta. Depois de ver a sua carreira ruir e o namorado pedir "um tempo", Isabelle Lee toma a primeira decisão drástica da sua vida e troca o mundo das revistas de moda de Manhattan pelo mundo das revistas generalistas de Pequim. Um mundo consideravelmente mais limitado dado que o seu conhecimento de mandarim é quase nulo. É que, apesar de ter ascendência chinesa, ela só conhece a linguagem falada na cozinha, pela mãe…
Felizmente, a linguagem da comida é suficiente para a iniciar na crítica gastronómica. Por entre o pato à Pequim ou o huoguo mongol, alguns choques culturais e outras tantas peripécias amorosas, Liz enfrenta os desafios de começar de novo do outro lado do mundo. Anos antes, também a sua irmã, Claire, trocou Manhattan por Pequim. É agora uma advogada de sucesso com um ritmo de vida tão alucinante quanto o da própria cidade. As irmãs nunca tiveram uma relação de cumplicidade. Na verdade, mal se conhecem. A milhares de quilómetros de casa e mais solitária do que nunca, Isabelle começa a interrogar-se se a frenética e vibrante cidade do futuro não será um lugar demasiado estranho para si…



Bem é um livro extremamente divertido, que nos dá a conhecer um pouco da cultura chinesa e de como são ou eram vistos na América os primeiros chineses.
É nos dado a conhecer os pratos mais extravagantes, uma coisa é certa os chineses comem de tudo,lol.
A história é cheia peripécias muitas divertidas e outras que nos fazem pensar, assistimos também à aproximação das duas irmãs que nunca foram muito chegadas, e onde de vão aperceber que uma delas não é assim tão imatura e a outra também fez os seus sacrifícios, mesmo parecendo que teve a vida mais fácil.
Adorei o fim, mas gostava de saber um pouco mais sobre o que aconteceu às personagens.
Em resumo é um livro envolvente que por vezes nos deixa a sonhar, e que é difícil parar de ler.

2 comentários:

Luh disse...

Sempre gostei de livros que falassem da cultura chinesa.Fiquei curiosa!
Se te interessas como eu por essa cultura sugiro-te um livro que li há muito tempo, mas que me marcou, falo de "O Perfume de Mei". Gostei muito da tua crítica. Beijinhos

Angelina Violante disse...

Huumm, esse livro não conheço, vou ver se o encontro.

Muito obrigado pelo comentário.
Ainda bem que gostaste.


Beijinhos