terça-feira, 26 de julho de 2011

As Mulheres da Casa do Tigre

Autoras: Marion Zimmer Bradley, Andre Norton, Mercedes Lackey

Edição/reimpressão: 2008

Páginas: 548

Editor: Difel

Coleção: Literatura Estrangeira

ISBN: 9789722909129


Não é com frequência que encontramos uma obra escrita em parceria por três grandes escritoras de ficção. E não é certamente fácil escrever uma narrativa com interesse, com sentido e coerência, quando pensada a três vozes.
Pois bem, esta obra de ficção científica consegue ter tudo isso e prender a nossa atenção, de forma constante, do início ao fim.
A acção passa-se em Merina, uma pequena cidade-estado, num tempo indefinido, e poderia facilmente resumir-se à eterna luta entre o bem e o mal. De um lado as guardiãs do Coração do Poder, a representação física da Deusa Brilhante; do outro, o tenebroso Apolon, mago e defensor do Poder das Trevas. De um lado, os Anjos; do outro, os Demónios. Recuperando uma ideia querida a Marion Zimmer Bradley, a obra apresenta-nos as três faces/fases da Deusa: enquanto Donzela (representada por Shelyra, detentora do Poder da Deusa, em potencial), enquanto Matrona (personificada pela rainha Lydana, que se encontra muito próxima de entrar na posse dos Poderes/Talentos) e enquanto Feiticeira (representada pela rainha-mãe Adele, uma maga em todo o seu potencial).
No entanto, o livro não se esgota nesta luta, bem pelo contrário. Vai mais além e, de modo aparentemente leve, faz-nos reflectir sobre a força interior de cada um, sobre a capacidade que a humanidade tem de ultrapassar as adversidades, sobre o poder da união e a força da Fé. Ao mesmo tempo, apresenta-nos diversas crenças, como as dos Ciganos e as dos Senhores dos Cavalos, com o intuito de demonstrar que, apesar das diferentes designações, a Fé existe em todas as culturas e civilizações, como força motriz de grandes lutas e da capacidade de vencer grandes desafios.
Uma leitura interessante e despretensiosa para este Verão…

2 comentários:

Angelina Violante disse...

Tenho cá este livro para ler, mas ainda não o li.
Mas depois da tua opinião ainda fiquei mais curiosa.

Vitor Frazão disse...

Uma das únicas duas obras desta autora que posso dizer que gostei.