sábado, 2 de julho de 2011

As Guerras Púnicas (Trilogia)


Autor: Ross Leckie

Edição/reimpressão: 1998

Páginas: 228

Editor: Lyon Multimédia

ISBN: 9789728461232



Para os apreciadores de romances históricos e da época romana, eis uma trilogia com interesse, que nos ajuda a conhecer melhor os motivos que levaram à luta entre duas formas de ver o mundo, duas formas de estar na vida, duas civilizações poderosas – a Cartaginesa e a Romana. Eis como Roma e Cartago se digladiaram, até à destruição da civilização púnica.
De leitura agradável, o primeiro volume leva-nos a conhecer melhor as motivações de Aníbal Barca, na sua luta incessante contra Roma. Acompanhamos Aníbal nas suas campanhas e através dos seus olhos vemos como se travaram grandes batalhas, como as de Canas e Zama, e como foram inventadas algumas tácticas famosas, atribuídas a este Cartaginês que Roma desejava derrotar a todo o custo.
O segundo volume é-nos também apresentado sob a forma de um relato na primeira pessoa e, desta feita, é Cipião, de cognome O Africano, quem nos revela as suas memórias. É assim que percebemos como este distinto general romano encontrou um opositor à sua altura, que aprendeu a respeitar.
O terceiro volume é aquele em que o autor terá optado por um tratamento mais livre dos documentos históricos, para nos guiar até Cartago, símbolo de uma civilização que não conseguiu suster o avanço implacável de Roma. O fio condutor destes três volumes é um Calcedónio, uma personagem curiosa, que acompanha os protagonistas históricos, imbuindo a narrativa de um certo sentido de continuidade e de humor.
Esta trilogia valerá, acima de tudo, pela vívida reconstituição das batalhas, bem como pela descrição dos mais variados aspectos culturais e militares destas brilhantes civilizações.

4 comentários:

Lauh disse...

Vou, certamente, colocar isto na minha lista para ler :)

Álvaro de Sousa Holstein disse...

Bem vinda!

Angelina Violante disse...

Antes de tudo muito bem-vinda à equipa!!!!

Parecem ser interessantes, mas para variar na biblioteca só os dois primeiros voulmes.

Joana GW disse...

É um perigo ler este tipo de críticas porque a lista de livros que quero ler está sempre a aumentar!
Nas aulas de Latim traduzi muitos textos sobre as guerras Púnicas e sempre achei este período histórico interessante.