Livros, livros e mais livros. As reviews, criticas e opiniões sobre aquilo que andamos a ler...
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Uma Americana em Pequim
Autor: Ann Mah
Data de Publicação: Fevreiro de 2011
Editora: Edições ASA
Páginas: 342
ISBN: 978-989-23-1282-8
Todas as pessoas se alimentam de vivências e lugares inesperados…
Um romance sobre comida, amor e autodescoberta. Depois de ver a sua carreira ruir e o namorado pedir "um tempo", Isabelle Lee toma a primeira decisão drástica da sua vida e troca o mundo das revistas de moda de Manhattan pelo mundo das revistas generalistas de Pequim. Um mundo consideravelmente mais limitado dado que o seu conhecimento de mandarim é quase nulo. É que, apesar de ter ascendência chinesa, ela só conhece a linguagem falada na cozinha, pela mãe…
Felizmente, a linguagem da comida é suficiente para a iniciar na crítica gastronómica. Por entre o pato à Pequim ou o huoguo mongol, alguns choques culturais e outras tantas peripécias amorosas, Liz enfrenta os desafios de começar de novo do outro lado do mundo. Anos antes, também a sua irmã, Claire, trocou Manhattan por Pequim. É agora uma advogada de sucesso com um ritmo de vida tão alucinante quanto o da própria cidade. As irmãs nunca tiveram uma relação de cumplicidade. Na verdade, mal se conhecem. A milhares de quilómetros de casa e mais solitária do que nunca, Isabelle começa a interrogar-se se a frenética e vibrante cidade do futuro não será um lugar demasiado estranho para si…
Bem é um livro extremamente divertido, que nos dá a conhecer um pouco da cultura chinesa e de como são ou eram vistos na América os primeiros chineses.
É nos dado a conhecer os pratos mais extravagantes, uma coisa é certa os chineses comem de tudo,lol.
A história é cheia peripécias muitas divertidas e outras que nos fazem pensar, assistimos também à aproximação das duas irmãs que nunca foram muito chegadas, e onde de vão aperceber que uma delas não é assim tão imatura e a outra também fez os seus sacrifícios, mesmo parecendo que teve a vida mais fácil.
Adorei o fim, mas gostava de saber um pouco mais sobre o que aconteceu às personagens.
Em resumo é um livro envolvente que por vezes nos deixa a sonhar, e que é difícil parar de ler.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Sempre gostei de livros que falassem da cultura chinesa.Fiquei curiosa!
Se te interessas como eu por essa cultura sugiro-te um livro que li há muito tempo, mas que me marcou, falo de "O Perfume de Mei". Gostei muito da tua crítica. Beijinhos
Huumm, esse livro não conheço, vou ver se o encontro.
Muito obrigado pelo comentário.
Ainda bem que gostaste.
Beijinhos
Enviar um comentário