sábado, 6 de março de 2010

Diário de uma Dona de Casa Desesperada


Autor: Sue Kaufman
Data de Publicação: Julho de 2008
Editora: Editorial Presença
Páginas: 291
ISBN: 978-972-23-3982-7

Quando Bettina descobriu até que ponto estava enredada na armadilha do casamento com o brilhante Jonathan, era demasiado tarde. Exercendo um controlo obsessivo sobre todos os pormenores das suas vidas, Jonathan não se apercebe até que ponto a sua companheira, confinada aos papéis de esposa e mãe, está a sufocar numa vida absurda. Sentindo-se à beira de enlouquecer, Bettina começa a escrever um diário secreto onde regista os factos do dia-a-dia e os medos que a perseguem, como uma forma de terapia. A franqueza das suas observações traduz-se por uma ironia sarcástica (e muito divertida para o leitor). Este romance dos anos 60 do século passado, foi um bestseller internacional e um interessantíssimo precursor do novo espírito feminista. Diário de uma Dona de Casa Desesperada é um clássico que nada perdeu da sua actualidade e pertinência.


Esta história faz-me lembrar tudo aquilo que ouvi a minha avó e por incrível que pareça a minha mãe dizer quando me casei, que só por ser homem pode fazer tudo e que o papel da mulher como esposa é digamos assim comer e calar.
Realmente embora não retrate a época em que vivemos, sei e sabemos todos nós que muitas destas situações ainda são reais, e muitas das vezes com aquelas pessoas que se dizem serem muito "para a frente".
Um livro muito bem estruturado, embora por vezes seja um pouco cansativo do ponto de vista emocional, pois leva a que nos envolvamos como se fizéssemos parte da narrativa. De início é um pouco difícil de entrar na história pois parece um pouco confusa, mas assim que a protagonista nos começa a revelar quem ela é e as situações por que passa, lê-se que nem se dá por passar as páginas.

3 comentários:

Anónimo disse...

O livro foi pro cinema em 1970 e foi premiado com um Globo de Ouro. Pena que a autora do livro tenha falecido aos 51 anos, em 1977.
Amonsiat

Lia Silva disse...

Hum.. Fiquei curiosa..Deve ser interessante e divertido :)

Mirelli Lima disse...

Adoreiii esse livro, parece ser muito bom...
Boa dica
Bjos!