sábado, 20 de março de 2010

Brinca Comigo!

Brinca Comigo!

Autores: João Barreiros, David Soares, João Ventura e Luís Filipe Silva.
Data de Publicação: 2009
Editora: Atelier Escritório Editora
Páginas: 116
ISBN:

 

Numa altura em que tenho andado mais atenta a antologias, quer portuguesas quer internacionais, aproveitei para comprar o Brinca Comigo!. Um livro pequeno com apenas quatro contos de nomes bastante conhecidos do panorama nacional da Ficção, tem como tema comum os brinquedos.

"Brinca Comigo!" do João Barreiros
Já foi aqui comentado aquando da leitura da ezine NOVA.

"Um Erro do Sol" do David Soares
Um conto sobre um brinquedo, uma estranha baleia do tamanho da palma da mão, que ao toque humano se move naturalmente. Um brinquedo que irá despertar num empresário de uma cadeia de brinquedos, a ganancia pela descoberta de um novo brinquedo que poderá revolucionar a industria.
O conto tem personagens desequilibradas a nível de descrição e desenvolvimento, assim como rapidamente o brinquedo perde importância, quando o conto que tem um inicio com interesse, termina por ser um conto de horror.

"A Boneca" de João Ventura
A historia conta o ataque de um exercito a uma aldeia e do seu massacre, assim como a criação de uma boneca vodu, com o intuito de castigar aqueles que atacaram a aldeia. Vários anos depois, numa escavação arqueológica a boneca é encontrada e é colocada numa exposição.
Este conto desiludiu por ser tão linear e previsível no seu desfecho.

"Não é o que ignoras o motivo da tua queda mas o que pensas saber" de Luís Filipe Silva
Neste conto, o planeta é atacado por naves espaciais que tapando o sol com uma "poeira", conseguem desestabilizar a vida no planeta. Com a ausência do sol, o inverno instala-se e os alimentos começam a escassear. Será pela voz de um menino que vai relatar como ele e o seu meio-irmão tornam-se um ponto fulcral na história. Um conto que é agradável de ler, mas que contudo se arrasta por vezes em descrições desnecessárias para um conto. O final, mais uma vez previsível e linear.

 

Sem comentários: