quarta-feira, 3 de março de 2010

A Casa Dajani


Autor: Alon Hilu
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Quidnovi
Páginas: 352
ISBN: 978-989-628-162-5


Arredores de Jafa, 1895. Salah Dajani, um rapazinho muçulmano perturbado que vive num casarão em ruínas rodeado de pomares ao abandono, é consumido por estranhas visões de um desastre que se abaterá sobre o seu povo. A sua vida é, porém, virada do avesso com a chegada à cidade de um homem loiro e bonito, um colono judeu extremamente dinâmico, por quem se sente atraído e que vê como uma espécie de anjo salvador. Trata-se do agrónomo Haim Margaliot Kalvarisky, que rumou à terra dos antepassados na esperança de salvar o seu casamento com Ester – bela, mas frígida – e que anda desesperadamente à procura de terra fértil.
Desde a sua primeira visita à Casa Dajani – para a qual é convidado pela mãe de Salah, que vê nele a última esperança de cura para a agonia do filho –, a amizade entre Kalvarisky e o rapaz está, contudo, destinada à violência e à tragédia. Porque o colono não só cobiça a propriedade que o deslumbra, mas também a bela mulher árabe de olhos verdes, cujo marido se encontra quase sempre fora e acabará por morrer em circunstâncias misteriosas.
Este romance rico e colorido, construído a partir dos diários antagónicos dos dois protagonistas à medida que negoceiam o amor, a honra e a traição numa Palestina em mudança, é uma recriação ficcional da história dos primeiros sionistas e uma apresentação magistral do confronto entre duas culturas através dos sentimentos individuais de duas personagens notáveis.


Uma história bastante diferente do normal, que nos deixa a pensar, pois é nos dado a mesma história mas de duas perspectivas diferentes.
Por parte do menino que é constantemente perseguidos por visões que lhe deturpam a visão da realidade.
E por parte do agrónomo que nos dá uma ideia mais clara dos acontecimentos e nos guia no meio da incerteza.
De fácil leitura, mas com muita tragédia à mistura.

Sem comentários: