quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Ladrão de Sombras


Autor: Marc Levy
Data de Publicação: Julho de 2011
Editora: Contraponto
Páginas: 173
ISBN: 978-989-666-114-4


No seu novo romance, Marc Levy conta a história de um rapazinho com um dom invulgar: ele consegue "roubar" as sombras das pessoas com quem se cruza. Ao princípio, acontece-lhe involuntariamente e isso chega a assustá-lo. Sempre que se cruza com alguém - seja um amigo, um inimigo ou um perfeito desconhecido -, a sombra da outra pessoa passa a segui-lo. Por vezes contra a vontade do rapaz, as sombras contam-lhe os mais profundos desejos, temores e aspirações das pessoas a quem pertencem. E o rapaz vê-se em mãos com um dom que traz uma grande responsabilidade: ao saber estes segredos, terá de ajudar as pessoas - ajudá-las a recuperar "essa pequena luz que lhes iluminará a vida". Durante umas férias de Verão à beira-mar, apaixona-se por uma rapariga muda, chamada Cléa, com quem comunica através da sua sombra. E a sombra deste primeiro amor acompanhá-lo-á durante anos… Mais tarde, o nosso "ladrão de sombras" torna-se estudante de Medicina, e debate-se com a questão de usar ou não o seu dom para ajudar a curar - tanto os seus pacientes como os seus amigos. Afinal, será ele verdadeiramente capaz de adivinhar o que poderá fazer felizes aqueles que o rodeiam? E ele próprio, saberá onde o espera a felicidade?
Um romance terno e divertido sobre os silêncios que assombram todos os nossos amores.



Já não é o primeiro livro que leio deste autor, e confesso que estava com receio de ler este,pois já tinha ouvido muita boas críticas, como também já tinha ouvido dizer que não era nada de especial.
E eu realmente não sei o que dizer acerca dele, quando o comecei a ler, fiquei logo maravilhada com a história e também me revi um pouco na personagem principal, pois também no tempo da escola primária era alvo da chacota dos colegas. Depois à media que ia lendo, ficava cada vez mais embrenhada na história e muitas vezes o que li me fez lembrar os desenhos animados que costumo ver com o meu filho "O Pequeno Nicola", enquanto a coisa decorria só na infância adorei a história.
Depois quando se passou para a vida adulta aquilo  começou um pouco a perder o brilho para mim, só o acabei de ler porque estava curiosa em como iria acabar.
Daí não saber muito bem ao certo se gostei ou não do livro.
Achei a personagem principal na vida adulta um pouco perdida e sem grande orientação, achei se parecia mais com uma criança que roubou o sonho ao amigo.
Mesmo assim é um livro de leitura fácil, com uma escrita simples e fluída que nos deixa presos logo no início.
Quero agradecer à minha amiga Clarinda do blogue Ler é Viver, pelo empréstimo, deste e do livro que li anteriormente.


1 comentário:

Filipa Silva disse...

Começei a ler recentemente marc levy, e posso dizer que a seguir ao Guillaume Musso, é sem dúvida o meu escritor francês preferido!! No entanto estou já à algum tempo a tentar encontrar o livro “Ladrão de Sombras” em segunda mão, e não está nada facil…sabe como posso arranjar?
obrigada pela sua ajuda. Boa noite