sábado, 26 de janeiro de 2013

Encontro na Provença


Autor: Elizabeth Adler
Data de Publicação: Junho de 2011
Editora: Quinta Essência
Páginas: 361
ISBN: 978-989-8228-57-4



No Sul da França, os segredos serpenteiam pelo campo ensolarado como os ramos das videiras - e como um bom vinho, tornam-se melhores a cada ano que passa. Mas Franny Marten sabe pouco desse mundo. Tudo o que serpenteia através da sua pequena casa de campo na Califórnia é o sonho de se apaixonar. Franny pensava que o sonho podia tornar-se realidade - até que conhece a mulher do seu amante! Mas, quando começa a sentir que o seu coração já ficou destroçado demasiadas vezes, Franny recebe uma carta misteriosa que muda tudo... A carta é um convite para uma reunião da família Marten num château na Provença. Sabendo pouco sobre a família, Franny decide arriscar e faz as malas para a aventura de uma vida. A sua decisão de ir a França irá empurrá-la para um mundo na orla do tempo, onde o azul do Mediterrâneo se mostra ao longe com a promessa de que tudo é possível. E quando Franny descobre por que motivo o destino a levou à Provença, vai finalmente entender que quando se trata de amor, às vezes nem tudo é o que parece. Às vezes, é ainda melhor...



Já não é o primeiro livro que leio desta autora e se não estou em erro houve só um que não me cativou por aí além, mas este foi desde o início uma maravilha.
O livro fala de uma senhora rica que depois de muitas peripécias da vida se encontra sozinha e a solidão começa a pesar-lhe e então resolve reunir os familiares que lhe restam e os verdadeiros amigos para passarem umas agradáveis semanas na sua herdade.
Adorei este livro logo de início, somos cativados pela simplicidade e ternura de Franny, que tem uma história também muito sofrida.
A escrita da autora é simples e fluída que nos leva a descontrair e quando damos por isso já vamos quase no final do livro.
Todas as personagens parecem muito reais, cada uma tem no passado certos segredos que se vêm obrigadas a resolver e muitas vezes a contar para puderem seguir em frente.
E mais uma vez as descrições das paisagens feitas pela autora deixa-nos a flutuar e com vontade de conhecer essas paisagens.
Mas neste livro não encontramos só simplicidade há também uma intensa rede de mistérios e intrigas que andam à volta dos filhos da dona do Château, que se resolveram no final, deixando o leitor em suspense ao longo do livro com pequenas passagens que aos poucos vão elucidando outra vez enredando ainda mais toda a trama.
O final é simplesmente maravilhoso, lindo daqueles que deixa um calorzinho no coração e uma pessoa a flutuar literalmente.

2 comentários:

Carol disse...

So li um livro desta escritora "De Malibu com Amor" gostei muito e pelo que li da sua opiniao, penso que ia adorar este, fico de olho :)

Angelina Violante disse...

Olá Carol,

Esta escritora tem o dom de fazer umas descrições maravilhosas tantos das paisagens como da gastronomia da zona em questão que nos deixa literalmente de água na boca.
Se puderes lê mais livros desta autora que não te vais arrepender.