terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tardes de Chuva e Chocolate


Autor: Amalia Decker Márquez
Data de Publicação: Setembro de 2006
Editora: QuidNovi
Páginas: 271
ISBN: 978-972-8998-31-8



Das lutas pelas utopias às vivências sensuais e eróticas das protagonistas, esta é a saga de uma família de mulheres ao longo de todo o século XX, entre a Europa das guerras e a Bolívia das revoluções. As histórias das suas pequenas epopeias e dos seus prazeres secretos compõem um romance fascinante que não perde o ritmo da primeira à última página.



Este livro deixou-me com opiniões contrárias, umas vezes a leitura era fluída, outras especialmente quando começava a falar sobre as revoltas na Bolívia, que é o país de fundo deste livro, a coisa começava a entediar-me e era penoso avançar na leitura.
Mas por outro lado quando se falava na história da família nos seus percalços,aventuras amorosas e segredos adorava perder-me nas páginas do livro.
De qualquer das maneiras achei um bom livro.
As personagens parecem todas ter sempre um segredo ou um ou outro problema para resolver interiormente, mas que na mais das vezes não conseguem superar.
O mundo das personagens divide-se em duas fases: uma delas quando estão na casa de campo, digamos assim, onde estão as plantações e onde moram a maior parte do ano, e a casa da cidade, onde vão quando é no tempo da escola, ou quando se preparam para fazer alguma viagem.
A história é nos contada ao longo das gerações  tendo maior relevo nos primórdios da instalação dos bisavós da narradora na herdade de Puca-Puca, chegando aos nossos dias mas com menos desenvolvimento.


Sem comentários: