segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Físico Prodigioso

O Físico Prodigioso

Autor: Jorge de Sena
Data de Publicação: 2011
Editora: Levoir
Páginas: 137
ISBN: 9789896821678


Sinopse

«Símbolo da liberdade e do amor», nas palavras do seu autor, O Físico Prodigioso é uma obra de 1964 aqui apresentada segundo a reedição de 1977. Novela fabulosa, bebe na tradição do conto fantástico português, mais concretamente no Orto do Esposo, selecta anónima do século XV, inspirando-se em dois episódios narrativos dela constantes, amplificando-os e enriquecendo-os. Nesta obra, mais uma vez Jorge de Sena se nos revela como escritor plural, criando um ambiente medieval, religioso e mítico, evocando cantigas de amigo e sublimando um texto marcado pelo erotismo, breve marca do humano, punida pela moralidade vigente.»


O Físico Prodigioso, é uma novela, publicado pela primeira vez em 1966 na colectânea "Novas Andanças do Demónio", baseada em duas lendas tradicionais portugueses e com forte enraizamento no Fantástico nacional. Passado numa época medieval, tem o diabo como figura central da trama, sem que este seja uma das personagem presentes. Pode-se dividir a novela em três partes a nível de acção e evolução das personagens e é muito interessante como em cada parte, as personagens "principais" perdem importância e como o diabo surge cada vez mais como o centro da acção.

Gostei principalmente do domínio da escrita do autor, assim como gostei da introdução de alguns elementos eróticos, mas sempre com bom gosto e de um modo bastante interessante. Tem várias características, quer ao nível temporal, alguns recuos no tempo, quer da estrutura da novela que me agradaram, contar o mesmo acontecimento de duas perspectivas diferentes ao mesmo tempo, que enriquecem a narrativa.

Gostei e estou curiosa por ler algo mais do autor.

Sem comentários: