sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Memórias da Rainha Santa


Autor: Maria Pilar Queralt Del Hierro
Data de Publicação: Janeiro de 2009
Editora: A Esfera dos Livros
Páginas: 209
ISBN: 978-989-626-144-3


Frei Ramón de Alquézar, homem rijo e determinado, não levava mais do que uns pertences pessoais, um par de livros de orações e o precioso manuscrito de capa de couro que guardava com a sua vida nesta viagem até Roma. Por ele tinha abandonado o Convento de Olivar perto de Saragoça e quebrado os seus votos conventuais. O seu objectivo era levar este manuscrito ao Papa Urbano VIII e deixar provado que Isabel de Aragão, rainha de Portugal, merecia subir aos altares e ser considerada santa pela Igreja Católica. Através das páginas deste precioso manuscrito escrito pela mão da própria rainha, ficamos a conhecer a vida desta mulher que nasceu infanta de Aragão, no frio e inóspito mês de Fevereiro de 1271, em Espanha. Mas ficou para a História como Rainha Santa Isabel de Portugal, mulher de D. Dinis, mãe do futuro rei D. Afonso IV. Romance da Rainha, tornada santa, mas também da mulher que assistiu às constantes traições do marido, homem de muitas amantes e visitante habitual do Convento de Odivelas, e que deixou a seu cuidado muitos filhos bastardos para educar e cuidar. Culta, energética e corajosa, Isabel dedicou-se com humildade e piedade ao auxiliar os doentes e os mais necessitados, fundando ou patrocinando igrejas, mosteiros, hospitais e asilos. Quando termina de ler a última página do manuscrito, o Papa Urbano VIII está verdadeiramente enfeitiçado pela vida de Isabel de Portugal que acaba por subir aos altares a 25 de Maio de 1625. O pobre padre Ramón de Alquézar não coube em si de contente. Estava cumprida a sua missão.


A história contada na primeira pessoa é muito emocionante. Fica-se com uma nova perspectiva da vida de uma princesa e depois rainha, a qual não pode fazer o que lhe apetece tendo de sujeitar-se aos caprichos das alianças políticas, casando sem conhecer o marido e o qual muitas vezes nem sequer chega a amá-la, usando-a mais como uma procriadora que gera herdeiros do que uma mulher com sentimentos.
Uma pequena história que não deixa de ser grande.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Elspeth A Senhora do Pensamento


Autor: Isobelle Carmody
Data de Publicação: Setembro de 2008
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 268
ISBN: 978-972-25-1747-8

"Tive um sonho.
Nesse sonho, encontrava-me num lugar frio, escuro e silencioso. Ouvia água a pingar e sentia medo, embora não soubesse bem de quê. Parecia estar à esperade alguma coisa. Ao longe, brilhou um ponto de luz intenso. Como um grito, um ruído agudo e gemente encheu a atmosfera, embora ninguém fosse capaz de gritar durante tanto tempo sem parar para respirar."

Para Elspeth Grdie, nascida com insondáveis poderes mentais que a condenariam à esterilização ou à fogueira se fosse descoberta, a vida envolve inúmeros perigos. Só o segredo permite a sobrevivência, por isso ela decide nunca recorrer aos seus dons proibidos. Estes parecem, contudo, ter um desígnio próprio e, ao usá-los, Elspeth atrai inevitavelmente as atenções do Conselho totalitário que governa a terra.
Enviada para a instuição de Obernewtyn, Elspeth terá de despir o seu manto de segredos e enfrentar aqueles que desejam resuscitar as terríveis forças na origem do apocalipse. Só então Elspeth descobre verdadeiramente quem é - e o que é.

Verdadeiramente cativante, este livro prende desde a primeira letra até ao último fôlego.
Uma história intensa cheia de acção, suspense e muitos mistérios.
Não há palavras para descrever simplesmente tem de ser lido para compreender.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Afinador de Pianos

Autor: Daniel Mason
Data de Publicação: Julho de 2004
Editora: Edições Asa
Páginas: 341
ISBN: 972-41-3572-1


Em Outubro de 1886, Edgar Drake recebe do Ministério da Guerra uma proposta extraordinária: deverá deixar a mulher e a sua vida calma de Londres e partir para a Birmânia, onde um piano raro e grandioso precisa de reparação. O piano pertence a um major médico do exército britânico que acredita poder fazer a paz através de métodos que todos consideram pouco ortodoxos.
De facto, a poesia, a medicina e a música conseguem garantir alguma tranquilidade aos Estados Shan, um cenário tido como impossível pelo exército britânico, que assiste, incrédulo, ao desanuviar das relações entre colonizadores e colonizados.

Na sua viagem através de um mundo até aí desconhecido, Edgar conhece soldados, místicos, bandidos, contadores de histórias... e uma mulher tão fascinante e enigmática como o próprio major médico em cujo forte, num remoto rio birmanês, vai encontrar uma realidade mais misteriosa e perigosa do que alguma vez poderia imaginar.


Já é a segunda vez em que pego neste livro, da primeira não cheguei sequer a meio, e desta vez ia acontecendo o mesmo pois para mim chegou um pouco em que a narrativa parecia arrastar-se, mas como comecei a ler ao mesmo tempo outro livro, deu para desanuviar e consegui ler até ao fim.
Fiquei bastante surpresa pelo fim, nunca julguei que tivesse um fim tão triste, sempre o imaginei de outro modo.
É um livro calmo por vezes até demais e com muitos termos que acho supérfluos, com bastante descrições que por vezes chegam a ser maçadoras,e pouco desenrolar da acção.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Herdeira das Sombras



Herdeira das Sombras

Autor: Anne Bishop
Data de Publicação: 2007
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 432
ISBN: 9789728839895



Sinopse
"Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões.Jaenelle chegou para ocupar o seu lugar, mas mesmo a protecção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos lhe provocassem um terrível mal. Agora é necessário protegê-la até às últimas consequências. Mas será que ainda é possível recuperar Jaenelle? Há, no Reino, três homens dispostos a dar a sua vida pela Rainha prometida. Mas as atrocidades cometidas mostram que há quem esteja disposto a tudo para controlar ou destruir Jaenelle. Para todo o sempre."
Saída de Emergência

Neste segundo livro da trilogia Jóias Negras, reencontramos as personagens que tanto nos agarram no primeiro volume. O livro terá um percurso de altos e baixos a nível de perigo e emoções, inicialmente temos a incerteza do que acontecerá com Jaenelle e dos perigos e traições que envolvem aqueles que a tentam proteger. Assim que há uma evolução com a personagem, existem momentos de descontracção, onde reencontramos velhos amigos de infância de Jaenelle. A personagem encontra-se numa redescoberta perigosa, caminhando de encontro às memorias que lhe deixaram fortes mazelas emocionais.
Durante o livro muitas são as personagens que reaparecem e ganham nova importância no desenrolar da história.
Interessante foi o ponto em que a autora deixa este segundo livro, não deixando alternativa ao leitor, sem ser pegar de imediato no terceiro livro.
Uma serie que se está a revelar uma excelente descoberta.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Contos


Contos

Eça de Queiróz

Apesar de mais conhecido pelos seus romances, Eça de Queirós escreveu também alguns contos, reunidos num só volume em 1902. São eles:
* Singularidades de uma Rapariga Loura
* Um Poeta Lírico
* No Moinho
* Civilização
* O Tesouro
* Frei Genebro
* Adão e Eva no Paraíso
* A Aia
* O Defunto
* José Matias
* A Perfeição
* O Suave Milagre
* Outro Amável Milagre

Estive para não abrir aqui este post, porque não poderei dizer muito sobre os contos, para não entrar em pormenores que podem por vezes retirar a surpresa dos contos.

Posso dizer que gostei muito, que houve 3 contos que me impressionaram bastante, quer pela escrita, e pela leveza, quer pela envolvência que a leitura dos mesmos cria. Gosto muito do autor e considero-o um dos melhores. Outras obras dele marcaram o meu percurso como leitora, por isso, foi com prazer que peguei nos contos.
O ponto que mais me surpreendeu foi a abrangência de temas, temos desde "histórias de amor", a histórias de "aventura" (tesouros e ladrões), espirituais e outras mais filosóficas, e até com mortos-vivos.
Traços comuns temos o tema da religião, nuns mais vincados que noutros, e a caracterização da beleza feminina como loura e branca.
Rápido de se ler é um livro que merece a oportunidade de ser lido.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Mar em Casablanca


Autor: Francisco José Viegas
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Porto Editora
Páginas: 233
ISBN: 978-972-0-04287-3


O que une um cadáver encontrado nos bosques que rodeiam o belo Palace do Vidago e um homicídio no cenário deslumbrante do Douro? O que une ambos os crimes às recordações tumultuosas dos acontecimentos de Maio de 1977 em Angola? Jaime Ramos, o detective dos anteriores romances de Francisco José Viegas, regressa para uma nova investigação onde reencontra a sua própria biografia, as recordações do seu passado na guerra colonial - e uma personagem que o persegue como uma sombra, um português repartido por todos os continentes e cuja identidade se mistura com o da memória portuguesa do último século.
O Mar em Casablanca devolve-nos a personagem principal dos anteriores romances do autor, o inspector Jaime Ramos, da Polícia Judiciária do Porto, numa história sobre vingança, sobre o tempo que regressa para se vingar e sobre os portugueses que viajam pelo mundo em segredo para se esconderem de si próprios.
História de uma melancolia e de uma perdição, O Mar em Casablanca retoma o modelo das histórias policiais para nos inquietar com uma das personagens mais emblemáticas do romance português de hoje.


Confesso que foi um pouco difícil de ler, pois partes há das quais nada sei como da guerra em Angola.
Mas é um livro muito bem conseguido com uma trama a qual não é fácil deslindar, com muitas coisas escondidas das quais só temos notícia no fim do livro, o que nos leva a ler até ao fim para saber o que se passou.
Um bom policial.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Firmin


Firmin


Autor: Sam Savage
Data de Publicação: 2009
Editora: Editora Planeta
Páginas: 160
ISBN: 9789896570019


Uma história para todos aqueles que sentem paixão pelos livros e que não perderam a capacidade de amar.


Sinopse
Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária.
Marginalizado pela família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado.
À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam- se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.

Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias. Firmin é divertido e trágico. Como todos nós.

«Uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia» sintetiza bem a história de Firmin. Uma história que não se resume apenas a uma ratazana que sabe ler, mas que nos leva para alem disso, para o dia a dia de Firmin na sua descoberta pelo maravilhoso mundo dos livros.  

Um livro muito completo, que nos descreve o amor absoluto de Firmin pelos livros, pela livraria onde nasceu. 
Numa outra vertente o livro traz-nos também uma metáfora poderosa sobre aqueles que não são compreendidos, aqueles que nascem no corpo errado ou na sociedade errada. Aqueles que lutam toda uma vida por ser amados ou compreendidos. 
Um livro que vale a pena ser lido.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Último Elfo


Autor: Silvana de Mari
Data de Publicação: Maio de 2007
Editora: Edições Asa
Páginas: 302
ISBN: 978-972-41-5096-3


Numa chanerca desolada, quase submersa por uma chuva torrencial, o último elfo arrasta-se sobre o peso do desespero pela sua gente, entretanto aniquilada.
Será salvo por dois seres humanos que nada sabem dos movimentos dos astros e da história mas sabem o que é a misericórdia.
E, ao salvarem-no, salvarão o mundo.
Pelo seu lado, o elfo fica a perceber que só ao unir-se a seres diferentes dele - menos mágicos mas mais resistentes à vida - é que poderá sobreviver e espalhar pela Terra toda a luz da fantasia.


Achei um livro muito doce, carinhoso e emotivo. Talvez por isso seja considerado para jovens.
Adorei poder lê-lo, fez-me voltar a ser criança pelo menos enquanto o lia.
Fez-me lembrar os livros As Memórias de Idhún, e também os livros de Anne McCaffrey.
Deveras muito sonhador, embora seja para jovens acho que todos deviam lê-lo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cemitério dos sem nome

Cemitério dos sem nome

Autora: Patrícia Cornwell
Data da Publicação: 1999
Editor: Editorial Presença
Páginas: 308
ISBN: 9789722325141


Sinopse
"Aquela véspera de Natal ficara marcada pelo aparecimento do cadáver de um jovem mulher num dos muitos recantos do Central Park. Kay Scarpetta, a detective dos policiais de Patricia Cornwell, fora chamada para resolver o caso. Um caso que afinal envolveria um dos mais temidos serial-killers da América com quem Scarpetta já se tinha violentamente defrontado. Mas desta vez, Scarpetta começara a receber sinistras mensagens informáticas que indiciam que seria ela a próxima vítima daquele cruel assassino... Mais um inteligente policial da genial Patricia Cornwell a enriquecer a colecção O Fio da Navalha."

Um livro que ao contrários dos outros que li da mesma autora, não me interessou. Não cativou e chegou a aborrecer. Neste livro a autora não nos mostra só o serial-killer inteligente e sádico, mas dá-nos também a conhecer mais um pouco da personagem principal - Kay Scarpetta, assim como os seus amigos, amantes e familiares. 
Obviamente o assassino tem como obsessão a doutora e como tal ela e todos os que a rodeiam correm perigo. É neste ponto que tudo começa a aborrecer, é excessivo a tentativa da autora mostrar que o livro podia ser mais que um policial. O que não faz sentido, quando queremos um romance, pegamos num romance, quando queremos um policial pegamos num livro como este e não esperamos muito mais que mortes, mistério e perseguições. Neste livro a autora passa metade do livro a falar das relações da doutora, das suas duvidas, dos seus receios, dos seus medos de que algo de muito mau pode acontecer à sobrinha. Desnecessário e aborrecido.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

D. Carlos de Corpo Inteiro


Autor: Isabel Corrêa da Silva e Miguel Metelo de Seixas
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Editora Objectiva
Páginas: 383
ISBN: 978-989-672-010-0


Decorridos cento e um anos sobre o regicídio, a figura de D. Carlos continua a ser alvo de séria controvérsia e profunda incompreensão e, consequentemente, a gerar debates delicados.

A um ano de comemoração do centenário da implantação da República, é preciso revisitar D. Carlos. Procurar compreendê-lo, não apenas à luz do que foi o desfecho violento do seu reinado, mas por inteiro, nas múltiplas facetas da sua personalidade e vida.

É esse propósito do presente livro: resgatar a memória do rei, mostrá-lo de uma forma desapaixonada, liberta da lenda negra que pesa sobre a sua memória, mas desembaraçada também do engrandecimento acrítico que, como contrapartida, lhe tem sido votado.

Eis de D. Carlos um retrato de corpo inteiro.


Uma verdadeira lição de história fiquei a saber mais sobre D. Carlos lendo este livro do que no tempo todo que andei na escola, onde só se falava sobre o regicídio.
Neste livro D. Carlos é visto mais como um homem afável, criativo, dinâmico e muito à frente da sua época, e não só como rei de Portugal.
Nunca tinha visto um retrato mais humano e palpável de um rei, que nos faz sentir como se fossemos conhecidos ou até mesmo parentes.
Mas para ser mais acessível poderia ter sido utilizada uma linguagem de mais fácil compreensão.

Filha de Sangue

Filha de Sangue

Autor: Anne Bishop
Data de Publicação:
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 384
ISBN: 9789728839772


"Há setecentos anos atrás, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Agora o Reino das Sombras prepara-se para a chegada dessa mulher, dessa Feiticeira que terá mais poder do que o próprio Senhor do Inferno. Mas a Rainha ainda é nova, passível de ser influenciada e corrompida.E quem controlar a Rainha controlará o mundo. Três homens poderosos — inimígos de sangue — sabem isso. Saetan, Lucivar e Daemon apercebem-se do poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. E assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, onde as armas são o ódio e o amor. E o preço pode ser terrível e inimaginável."



Sem nenhum interesse em especial pelo livro quando o comprei, coloquei-o no fundo de um monte sem data prevista para leitura. O livro foi oferta quando comprei dois outros livros no site da editora, por isso, nem o peso do preço me pesava na consciência. Sabia que era fantasia e que a autora era muito conceituada, mas quando me falaram de vampiros encostei de imediato o livro, devido às ultimas experiências no género.
Foi numa das arrumações necessárias à estante que o livro me veio ter as mãos. Abri ao calhas e leio uma passagem em que uma menina faz perguntas indiscretas a um adulto, este promete-lhe responder quando ela tiver 18 anos. A menina em vez de ficar amuada faz um sorriso de vitoria e explica-lhe o mentor dela (pai desse rapaz que está a falar com ela) lhe prometeu responder à mesma pergunta aos 25, sentindo-se feliz por ter ganho 5 anos.
Achei a passagem do livro leve e fresca. Com muito humor acima de tudo e com uma excelente escrita. Não hesitei e coloquei a livro na mesinha de cabeceira para o ler e em boa hora o fiz. 


Um bom livro, sem duvida. Uma excelente historia distinguindo-se por ser diferente e por se impor. Nada tem de vampiros ou do típico humano e vampiro a apaixonarem-se. Trata-se de um mundo completamente diferente, repleto de seres imaginários, de poderosas feiticeiras que dominam o mundo, de Senhores da guerra que servem para servi-las, de Viúvas Negras com poderosos venenos e de jóias de diferentes cores que estabelecem a hierarquia de poder. Repleto de demónios e mortos vivos, e de crianças desprotegidas que precisam de ajuda. É num mundo de fantasia e magia como este que vamos acompanhar a historia da pequena Jaenelle. A mais poderosa feiticeira que a historia das rainhas alguma vez viu. Uma criança poderosíssima, com um coração bondoso e com sentimentos nobres. Mas aos poucos aqueles que anseiam pelo poder vão destruir o que de melhor existe na criança-feiticeira. A magoa transformará o coração de Jaenelle e ninguém pode imaginar o que poderá acontecer a um poder bruto como o de Jaenelle se este cair nas mãos erradas.
Um livro excelente em que temos de nos deixar levar nos primeiros capítulos, pois não é fácil de entrar na história. Mas depois de passar a barreira inicial de adaptação será uma leitura que muito nos traz de surpreendente.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ana Karenina


Autor: Leo Tolstoi
Data de Publicação: 2004
Editora:
Páginas: 706
ISBN: 84-9789-634-3


A trama gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título à obra, uma aristocrata da Rússia Czarista que, a despeito de parecer ter tudo (beleza, riqueza, popularidade e um filho amado), sente-se vazia até encontrar o impetuoso oficial Conde Vronski. (fonte Wikipédia).

Para mim foi a primeira vez que li algo deste escritor, e tanto que tinha ouvido falar, e por ser o livro um clássico, foi com grandes expectativas que comecei a leitura, mas logo nas primieras páginas me decepcionei, pois o autor não me conseguiu cativar.
Mesmo assim pensei que a segunda parte seria melhor e mai uma vez me decepcionei, continuei até ao fim do livro devido à leitura conjunta no forúm Estante dos Livros, pois de outra forma teria desistido, logo de início.
Foi uma leitura pensosa que partes houve em que nada percebi, mas como dei a minha palavra de que participava continuei.
Não sei se lerei mais livros deste escritor, por ter ficado tão desiludida com este.
É que foi o livro tido desde o in´cio até ao fim sempre na esperança de que o autor me conseguisse cativar, nem sequer me consegui identificar com nenhumas das personagens.

Espero que para a próxima, nos saia um livro mais apelativo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um Homem com Sorte


Autor: Nicholas Sparks
Data de Publicação: Outubro de 2008
Editora: Editorial Presença
Páginas: 284
ISBN: 978-972-23-4038-0



Durante a maior parte da sua vida, Logan Tibault foi um homem que em tudo se podia considerar comum. Porém, mada de comum havia naquilo que estava prestes a acontecer-lhe. Quando encontra uma fotografia de uma mulher durante a guerra do Iraque, Logan Tibault passa, inexplicavemente, a ser um homem com a sorte do seu lado, que sobrevive, sem ferimentos graves, a situações de indescritível perigo. A fotografia, que nunca ninguém chegou a reclamar, começa a ser encarada como um talismã e, de regresso aos EUA, Tibault não consegue deixar de pensar na mulher que lhe salvou a vida. Decidido a encontrá-la, percorre o país à sua procura, mas, assim que a encontra, o desenrolar dos acontecimentos foge rapidamente do seu controlo, e o segredo que transporta consigo poderá custar-lhe tudo aquilo que lhe é querido. Nicholas Sparks traz-nos neste romance uma sublime história sobre a força avassaladora do destino que se sobrepõe a tudo e dá sentido até aos momentos mais inexplicáveis da vida.

Um livro muito sentido, muito bonito aliás aquela escrita tão bem conhecida a que Nicholas Sparks nos habituou.
É uma história muito linda, deverá emocionante, que prende desde a primeira página.
Recomendo vivamente.