quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Mar em Casablanca


Autor: Francisco José Viegas
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Porto Editora
Páginas: 233
ISBN: 978-972-0-04287-3


O que une um cadáver encontrado nos bosques que rodeiam o belo Palace do Vidago e um homicídio no cenário deslumbrante do Douro? O que une ambos os crimes às recordações tumultuosas dos acontecimentos de Maio de 1977 em Angola? Jaime Ramos, o detective dos anteriores romances de Francisco José Viegas, regressa para uma nova investigação onde reencontra a sua própria biografia, as recordações do seu passado na guerra colonial - e uma personagem que o persegue como uma sombra, um português repartido por todos os continentes e cuja identidade se mistura com o da memória portuguesa do último século.
O Mar em Casablanca devolve-nos a personagem principal dos anteriores romances do autor, o inspector Jaime Ramos, da Polícia Judiciária do Porto, numa história sobre vingança, sobre o tempo que regressa para se vingar e sobre os portugueses que viajam pelo mundo em segredo para se esconderem de si próprios.
História de uma melancolia e de uma perdição, O Mar em Casablanca retoma o modelo das histórias policiais para nos inquietar com uma das personagens mais emblemáticas do romance português de hoje.


Confesso que foi um pouco difícil de ler, pois partes há das quais nada sei como da guerra em Angola.
Mas é um livro muito bem conseguido com uma trama a qual não é fácil deslindar, com muitas coisas escondidas das quais só temos notícia no fim do livro, o que nos leva a ler até ao fim para saber o que se passou.
Um bom policial.

Sem comentários: