sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Contos


Contos

Eça de Queiróz

Apesar de mais conhecido pelos seus romances, Eça de Queirós escreveu também alguns contos, reunidos num só volume em 1902. São eles:
* Singularidades de uma Rapariga Loura
* Um Poeta Lírico
* No Moinho
* Civilização
* O Tesouro
* Frei Genebro
* Adão e Eva no Paraíso
* A Aia
* O Defunto
* José Matias
* A Perfeição
* O Suave Milagre
* Outro Amável Milagre

Estive para não abrir aqui este post, porque não poderei dizer muito sobre os contos, para não entrar em pormenores que podem por vezes retirar a surpresa dos contos.

Posso dizer que gostei muito, que houve 3 contos que me impressionaram bastante, quer pela escrita, e pela leveza, quer pela envolvência que a leitura dos mesmos cria. Gosto muito do autor e considero-o um dos melhores. Outras obras dele marcaram o meu percurso como leitora, por isso, foi com prazer que peguei nos contos.
O ponto que mais me surpreendeu foi a abrangência de temas, temos desde "histórias de amor", a histórias de "aventura" (tesouros e ladrões), espirituais e outras mais filosóficas, e até com mortos-vivos.
Traços comuns temos o tema da religião, nuns mais vincados que noutros, e a caracterização da beleza feminina como loura e branca.
Rápido de se ler é um livro que merece a oportunidade de ser lido.

1 comentário:

Jacqueline' disse...

É este livro que vou analisar nas minhas aulas de português deste período. Fico mais descansada de pois de ver a tua opinião :)