quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Exército Perdido


Autor: Valerio Massimo Manfredi
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Porto Editora
Páginas: 432
ISBN: 978-972-0-04188-3

Xenofonte não foi apenas o biógrafo de Sócrates, foi também o comandante militar da famosa retirada dos Dez Mil, esta é a sua história - e a história de uma mulher que ,por amor, tudo abandonou...

A vitória não é o único caminho para a Glória. Ano de 401 a.C. . Trinta anos de guerra entre Esparta e Atenas levaram a Grécia, ao limite das suas forças. Nesse momento de profunda crise, Ciro, irmão do Imperador Persa Artaxerxes, decide reunir um enorme exército de mercenários gregos, que passará à história como o "Exército dos Dez Mil". Ainda que tenha anunciado que o seu propósito era combater tribos rebeldes, o objectivo desta marcha de três mil quilómetros continua a ser um dos grandes enigmas da história da Antiguidade. Depois da morte de Ciro numa batalha, os mercenários ficaram abandonados à sua sorte num território que lhes era hostil. Pouco depois, os chefes gregos, seriam aniquilados numa emboscada. Xenofonte, um culto guerreiro ateniense, toma o comando da fracassada expedição e empreende o regresso à pátria. A seu lado sempre, uma figura de mulher: Abira, a jovem que tudo abandonou para o seguir.

Simplesmente maravilhoso, ao princípio ainda pensei que era um livro que me ia saturar, com descrições de combate massadoras.
Mas nada disso aconteceu lê-se muito bem, é uma história muito bonita, mesmo sendo inspirada numa história real, deixa bastante lugar para o sonho.
Adorei a Abira e o seu Xeno, sendo que o final é muito triste em parte e em parte deslumbrante.
Lê-se de um fôlego. Para além da história de um exército é uma história de amor que desafia todas as adversidades, e nos deixa sonhar. Aprendemos muito de história lendo este livro e ao mesmo tempo divertimo-nos, chegando ao ponto de nos identificarmos com certas personagens e vivência mos o que eles estão a passar como se lá estivéssemos.
Foi a primeira vez que li algo deste autor e adorei se todos os seus livros forem assim.... faz-me lembras a escrita de Christian Jacq.


3 comentários:

flicka disse...

Têm uma mensagem natalicia no meu blog que se dedica a vós:
http://viagemnasleituras.blogspot.com/2009/12/feliz-natal-para-todas.html!
FELIZ NATAL!
Um grande beijinho!

Nuno Chaves disse...

Boas Festas São os Votos do Página a Página, cheio de livros no sapatinho. Feliz natal.
Nuno Chaves

marcia disse...

Gostei muito deste livro.