terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Rainha das neves


Autora: Carmen Martín Gaite

Edição/reimpressão: 1995

Páginas: 329

Editor: Difel

ISBN: 9722903292



Eis um livro que necessita de uma leitura bastante atenta, por vários motivos. Desde logo, porque a autora opta por nem sempre assinalar quando alterna ação com corrente de pensamento. Por vezes, damos por nós a seguir o fio de um pensamento, assim pensamos, para de repente compreendermos que afinal o que acabamos de ler é a simples descrição de um passeio pela cidade ou o início de uma história.
Por outro lado, esta obra é construída com recurso ao conto de Hans Christian Andersen, com o mesmo nome. Caso o leitor conheça a história de Andersen, ser-lhe-á mais fácil acompanhar a narrativa de Gaite. No entanto, caso tal não aconteça, não será um fator impeditivo da plena apreensão das mensagens que a autora nos pode transmitir.
Passada em Madrid, nos finais do século XX, a ação desenrola-se à volta de Leonardo, o produto típico de uma geração nascida em plena democracia, a quem quase tudo foi proporcionado, mas que se sente sem raízes, enclausurado num presente sem futuro.
O protagonista, criado no seio de uma família que parece não o entender, tenta escapar a um estilo de vida com o qual não se identifica, fugindo de tudo e de todos, inclusive de si próprio, até que um acontecimento repentino o faz ter consciência de que a solução para os seus males se encontra na sua infância. Aí residem as recordações do amor que recebeu na Quinta Branca, das histórias contadas pela avó, dos momentos em que o “cristalzinho de gelo” não se tinha ainda instalado no seu coração.
Ao confrontar-se com o seu passado, ao tentar deslindar a teia que emaranhou a vida dos seus progenitores, ameaçando mesmo asfixiá-lo, vai encontrar a redenção, que provém de quem menos espera…

Sem comentários: