terça-feira, 13 de setembro de 2011

Iluminada


Autora: Patrizia Carrano

Edição/reimpressão: 2003

Páginas: 222

Editor: Círculo de Leitores

ISBN: 972422416



Patrizia Carrano apresenta-nos uma obra muito interessante sobre a primeira mulher doutorada do mundo, Helena Lucrécia Cornaro, natural da cidade de Veneza.

Este acontecimento tão relevante ocorreu em Pádua, a 25 de Junho de 1678, e teve repercussões por todo o mundo, tendo sido aclamado e felicitado por estudiosos da época, provenientes dos mais diversos locais.

Helena Cornaro é-nos apresentada como alguém dedicado à aprendizagem, desde tenra idade. Essa aptidão foi desenvolvida com a ajuda da sua família, tendo o pai desempenhado um papel muito relevante na educação da jovem, não só por lhe proporcionar os meios para a desenvolver (numa época em que poucas eram as mulheres a quem era dada permissão para dedicar a sua vida aos estudos), mas especialmente por a incentivar e por envidar todos os seus esforços para que o mundo académico a reconhecesse como alguém de imensas capacidades e valor.

O livro, que a própria autora reconhece não ser uma biografia, descreve, no entanto, pessoas e acontecimentos reais, conjugando-os com personagens ficcionais e acontecimentos inventados. Este processo dá uma grande liberdade de movimentos à autora, permitindo-lhe explorar aspetos sociais, económicos e políticos do século XVII; a relação do ocidente com o oriente, nomeadamente no que se refere às diferentes formas de olhar para a ciência, a medicina… A leitura é agradável e a narrativa está bem construída.

Vale a pena ler, especialmente por quem gosta de saber sempre mais.

1 comentário:

Fanzine Episódio Cultural disse...

A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do ano 2011.
Inscrições até 21 de outubro de 2011. Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
===================================
ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO A TODOS!

O VALOR DE 2 REAIS CORRESPONDE À INSCRIÇÃO PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE CONTENDO AS 6 CÓPIAS DO POEMA.

ABRAÇOS

CARLOS