quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Leste do Sol



Autor: Julie Gregson
Data de Publicação: Setembro de 2009
Editora: Edições ASA
Páginas: 536
ISBN: 978-989-23-0575-2

Outono de 1928. Três jovens inglesas partem no navio Kaisar-i-Hind com destino a Bombaim, na Índia. No seu íntimo, acalentam o sonho de começar uma nova vida, longe dos espartilhos morais da rígida sociedade inglesa. Viva Holloway é uma jovem aspirante a escritora em busca da Índia da sua infância. Para poder empreender a viagem, aceita ser dama de companhia da bela e ingénua Rose, que se prepara para casar com um oficial britânico que mal conhece. A acompanhá-las está também Victoria, dama de honor de Rose e sua melhor amiga, que anseia por se libertar do jugo de uma mãe dominadora. Todas elas têm uma boa razão para deixar a pátria, mas será que estão preparadas para o que as espera?

Num mundo em transformação, três mulheres lutam contra as normas decorrentes da sua condição feminina. Das festas requintadas onde se reúne a nata da sociedade inglesa ao dia-a-dia da vida colonial, é-nos brilhantemente desvendado todo o mistério da Índia e o choque cultural entre Ocidente e Oriente.



Confesso que no início foi difícil entrar na história e gostar do que estava a ler, e alturas houve em que tive que largar o livro para não desatar a chorar, pois estava a ser muito intenso.
Mas assim que elas chegaram à Í ndia parece que a história ganha novos contornos e tudo começa a parecer mais divertido e as peripécias em que Tor se mete são um dos motivos que nos levam a continuar.
Mas a partir daí começa a acontecer muitas coisas diferentes na vida de todas, e todas começam a mudar e com isso a própria história começa a ganhar novos contornos deixando-nos um pouco em suspense pelo fim do livro, que devo dizer é muito bonito e acho que todos, das personagens principais, têem aquilo por que tanto ansiavam e alguns como no caso de Jack são obrigados a dar valor aquilo que desprezaram.

1 comentário:

Clapotis disse...

Como sou apaixonada pela India, vou sem dúvida ler este livro!
Obrigada!