terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Ilha das Garças


Autor: Sue Monk Kidd
Data de Publicação: Novembro de 2007
Editora: Edições ASA
Páginas: 310
ISBN: 978-972-41-5319-3

No interior de um mosteiro beneditino na ilha de Egret, ao largo da costa da Carolina do Sul, repousa um misterioso trono com sereias gravadas, dedicado a uma santa que, segundo a lenda, era sereia antes da sua conversão. Quando Jessie regressa à ilha por causa de um acto de violência aparentemente inexplicável da sua excêntrica mãe, a sua vida prima pela normalidade e o seu convencional casamento com Hugh é seguro e estável. Jessie ama Hugh mas, uma vez na ilha, a atracção que sente pelo irmão Thomas, um monge que está prestes a fazer os votos solenes, é irreprimível. Rodeada pela beleza exótica dos pântanos, deltas e garças majestosas, Jessie debate-se com a tensão do desejo, com a luta e a negação dos seus próprios sentimentos, com a liberdade a que acha que tem direito e com a força inexpugnável do lar e do casamento. Será que o poder do trono da sereia é apenas um mito? Ou será capaz de alterar o seu destino? O que está prestes a acontecer irá desvendar as raízes do passado atormentado da mãe, mas, acima de tudo, permitir que Jessie se reconcilie com a vida.

A Ilha das Garças é um romance vívido sobre sereias e santos, sobre as paixões do espírito e os êxtases do corpo, iluminando brilhantemente o despertar de uma mulher para o seu eu mais profundo.



Foi a primeira vez que li algo desta autora e adorei é uma história cheia de meios sentidos, de segredos escondidos e que no fim são revelados.
A personagem principal é cheia de dúvidas e culpas, e quando retorna à ilha parece mudar como do dia para a noite, mas essa transformação vai magoar certas pessoas para além dela, e no fim vai repensar em tudo e ter de voltar a escolher, mas uma coisa está certa será a sua libertação enquanto pintora.
Gostei muito achei, que todos os intervenientes na história são um pouco misteriosos, todos têem algo escondido, mas no fundo é uma história de amor entre mãe e filha, entre pai e filha, entre marido e mulher, entre amantes,etc.
Bastante fácil de se ler.

1 comentário:

Clapotis disse...

Hummm... Parece muito interessante!
Mais um titulo que vai para a minha lista de futuras aquisições.
Obrigada pela dica e boas leituras :))