terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Luz



A Luz
Stephen King

Autor: Stephen King
Data de Publicação: 8 de Abril de 2009
Editora:
Páginas: 438
ISBN: 978-84-612-8495-5



O livro que dá origem ao tão conhecido filme "The Shining" realizado por Stanley Kubrick e com a inesquecível representação do Jack Nicholson, faz-nos saltar de emoção e terror.

Jack tenta recomeçar a sua vida com a mulher e o filho como zelador no hotel Overlock. Após anos como alcoólico e incidentes graves de violência e descontrole, Jack tem esta ultima hipótese para fazer a sua família feliz e construir um futuro.
Wendy, a mulher de Jack é uma personagem frágil e um pouco apagada, vive para a sua família, lutando com os seus dilemas sobre um possível divorcio, a sua relação com a mãe, ou a sua capacidade em ser uma boa mãe.

Danny um menino muito inteligente com cerca de 5 anos, tem "a luz", consegue "ouvir" os pensamentos das outras pessoas, sentir os estados de espírito dos outros e vê coisas que as outras pessoas não vêem. Tem um amigo imaginário, Tony, que lhe mostra coisas perdidas ou mesmo tenta avisa-lo dos perigos eminentes.

Overlook é afinal muito mais que um simples hotel de luxo. Danny avisado por Tony teme pela ida da família para o hotel nas montanhas, mas nada o podia preparar para o terror que iria enfrentar no hotel. Assim que a família Torrance chegam a Overlook, Danny começa a a sonhar cada vez mais, vê sangue, sombras e ouve barulhos. Vê mangueiras que se mexem e o tentam apanhar, e arbustos que o tentam caçar. Assustado o menino tenta ultrapassar tudo o que o rodeia, mas o hotel começa a mexer com aqueles que ele mais ama. Aos poucos o hotel vai destruir a sua família.

Li "A luz" por ser o livro escolhido para a leitura conjunta que se está a realizar no forum bbde. Não fiquei muito cativada pela ideia, pois nem o autor nem o livro me seduziam, mas decidi dar uma hipótese ao autor. Posso já dizer que é excelente. Cativante e aterrorizador em muitas partes. Consegue prender-nos às personagens, a maior qualidade do livro é mesmo as imagens que consegue nos transmitir. Várias são as passagens, em que se sente um arrepio de medo. Para quem ainda não leu nada dentro do género e gostaria de tentar, sem duvida uma excelente escolha.

3 comentários:

flicka disse...

adoro o stephen king! Considero-o como Rei do TERROR! É muito bom a caracterizar os personagens e os seus sentimentos; a sua escrita leva-nos a entrar para dentro da historia e do próprio medo.
Não li esse, mas tenho na estante. Vi o filme há muitos anos e lembro-me de ter tido muito medo... ui...!
Bjitos

Jacqueline' disse...

Li há pouquíssimo tempo o primeiro livro que li do Stephen King. Concordo com o que dizes sobre a sua escrita. É realmente fantástica.Eu pelo menos, fiquei rendida :)

Unknown disse...

flicka: é realmente um autor em ter em conta. Tenho lá em casa o "The Green Mile" e certamente o vou ler, pois foi um dos filmes que mais me tocou.

Jacqueline: :D eheh, estamos igual então.