terça-feira, 3 de novembro de 2009

Amantes da Lua Negra



Amantes da Lua Negra
António Rolo


Autor: António Rolo
Data de Publicação: 2002
Editora: Palimage
Páginas: 115
ISBN:972-8575-30-0


"Meio histórico, meio fictício, centra-se nas invasões francesas em Portugal, nomeadamente a primeira em 1807. É uma homenagem à coragem e resistência dos portugueses, massacrados impiedosamente sem que a História o refira por motivos políticos e maçónicos por espanhóis e franceses. Mas a resistência ao invasor foi determinada, com padres a comandarem milícias de guerrilheiros. (...) Em Alcafozes, desenrolou-se também uma batalha entre portugueses e franceses, no dia 1 de Agosto de 1810. Um livro que junta o Homem, Deus e o Diabo."

Um livro fascinante, bem escrito que nos enche de orgulho nacionalista. Senti-me várias vezes verdadeiramente tocada com as descrições de lavradores simples que lutavam corajosamente pelo seu país, pela sua independência, pela sua família. Lavradores e homens simples que não ficavam indiferentes ao que se passava ao lado, ou que não aceitavam as injustiças para ficarem em liberdade ou segurança. Existe uma diferença grande entre o país que fomos e no que vemos hoje em dia. Mas pelo menos os que nos governam continuam iguais...

Um livro cheio de emoções, e personagens fortes nas quais facilmente nos conseguimos rever. Aconselho vivamente a lerem, visto estar à venda por 2,99€ em vários sítios.

Sem comentários: