quarta-feira, 3 de junho de 2009

Um Estudo em Vermelhor


Um estudo em Vermelho
Sir Arthur Conan Doyle

Não há amor como o primeiro e não haverá livro como o primeiro.

Sherlock Holmes faz parte da minha adolescência. Foi ele que me levou a beleza dos livros, das historias e todo um mundo tão diferente daquilo que eu conhecia. Foi por a minha irma ter na sua estante um livro enorme vermelho com um morcego enorme (colecção vampiro - Livros do Brasil), que eu me tornei na leitora apaixonada que sou hoje. Numa casa em que não havia o habito da leitura e onde havia uns escassos 15 livros (para alem dos manuais escolares) iniciei-me na leitura com Sir Arthur Conan Doyle.

Como tal, os amantes de Agatha Christie que me perdoem por considerar Sherlock Holmes o detective mais sublime e apaixonante de todos os tempos.


O Estudo em Vermelho é a primeira história na saga de Sherlock Holmes, nele pela mão de Dr. Watson conhecemos Sherlock Holmes com quem ira dividir apartamento na tão conhecida Baker Street nº 221B. Nesta altura ainda Sherlock Holmes é um desconhecido para o publico em geral, e para o Dr. Watson. Apenas alguns inspectores da Scotland Yard conhecem as imensas qualidades e as técnicas únicas da dedução lógica utilizado por Holmes, recorrendo a ele em casos mais difíceis de desvendar.

O crime encontra-se envolto de características estranhas. Um americano rico é encontrado morto numa casa desocupada. Sem nenhum ferimento físico mas rodeado por sangue, com uma expressão de terror estampado no rosto, mas sem indícios de luta, Sherlock Holmes entra em acção desvencilhando estre crime em 3 dias.

O primeiro de muitos casos de Sherlock Holmes.

Sem comentários: