domingo, 21 de junho de 2009

Rebeca


Rebeca
Daphne du Maurier


Tinha lido boas críticas sobre o livro, e como gostei das características da obra coloquei o livro no topo da pilha de "livros para ler". Não corresponde bem ao que eu supus que a obra se tratava, no entanto gostei muito do livro.

A história é contado pela personagem principal, que muito jovem, casa com um verdadeiro príncipe encantado, viúvo, rico e mais velho. Após voltar de lua de mel terá de enfrentar o fantasma da primeira mulher - Rebeca - que morre afogada. Tudo a relembra constantemente o lugar que está a ocupar, o de segunda. Sente a constante presença de Rebeca em tudo, a caneta que usa, a cadeira em que se senta, e até o cachorro que a acompanha, tudo remetia para Rebeca. E depois tudo muda...

Gostei muito da escrita da autora, mesmo muito. Muito fluída, mas muito elegante e cuidada. As descrições da casa são fenomenais, uma mansão situada ao pé do mar, com uma pequena praia privativa. Jardins fabulosos. Além das descrições, há momentos muito bons, a apresentação da máscara no baile de mascarados e a discussão com a governanta no quarto são excelentes a nível de acção. Se o filme tiver sido bem realizado será certamente um filme a ver.

Sem comentários: