quarta-feira, 10 de junho de 2009

Persuasão


Persuasão
Jane Austen


Este é o segundo livro que leio de Jane Austen e que me agradou bastante mais que o anterior, "Orgulho e preconceito". Mais pequeno mas mais bem delineado.
Nesta historia conhecemos a família Elliot, também ela muito caricata e de classe média-alta. Anne Eliot é o membro mais razoável e inteligente da família. Anne apaixona-se por um oficial da marinha - Frederick Wentworth, que no entanto não tem nome, nem bons conhecimentos.
Sem o apoio da família Anne, desiste do noivado e do seu amor. Oito anos depois, Frederick volta a encontrar-se com Anne, desta vez com uma bela fortuna e à procura de uma jovem para se casar. A família de Anne em contra partida esta falida. Daqui se desenrola a historia.

Jane Austen caracteriza muito bem a sociedade e a estanquecidade das classes sociais, a importância de um nome de família, do dinheiro e das relações.
É curioso reparar como as relações se mantinham nesta altura, como era importante ser apresentado a uma duquesa, ou de visitar alguém que chega de novo à vizinhança, se este tiver estatuto social, deixando um cartão de visitas.

O tema é um pouco banal para nós hoje, mas Jane Austen escreve bem e descreve ainda melhor.
Este livro deu-me bastante mais prazer que o anterior, o que tornou a leitura muito mais fluente.

6 comentários:

WhiteLady3 disse...

Ainda bem que gostaste! Este é o meu livro preferido da autora. A carta do Cap. Wentworth é das mais belas coisas que já li.

Mónica disse...

Já tenho ouvido falar bastante neste livro mas confesso que ainda não me deu para o ler. Comecei a ler o "Orgulho e Preconceito" mas não o acabei e deve ser por isso que ainda não consegui pegar noutro livro desta autora.

Anónimo disse...

O compartilhando leituras é um novo blog que está no ar. Quando puder faça uma visitinha e deixe um comentário. Obrigada!!!

compartilhandoleituras.blogspot.com

Anónimo disse...

Obrigada pela dica, Água para Elefantes, agora estou dividida, rsrsrs...volte sempre!
Grande abraço!

Livros em 2ª Mão disse...

De todos os que já li de Austen (Sensibilidade e Bom Senso, Orgulho e Preconceito, Ema e Persuasão), este é sem dúvida o meu preferido!
Pelas opiniões que tenho visto em vários blogs, a opinião é unânime, ´daí não compreender como "Orgulho e Preconceito" é o mais badalado.

Cristina disse...

Eu só li Orgulho e Preconceito. Adoro o jeito como a Jane Austen conta histórias, a narrativa indireta, o tempo em que ela viveu. Naquela época, uma visita durava 15 dias e "o Japão ficava do outro lado do mundo" (Alessandro Barrico).

Também temos um blog cheio de histórias legais. Quer dizer, os outros contam as histórias e a gente comenta grifando.

Quando puder, faça uma visita. Os comentaristas também estão convidados.

www.ogrifoemeu.wordpress.com

Um abraço,
Cristina.