quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Revolta

A Revolta

 Autor: Suzanne Collins
 Data de Publicação: 2009
 Editora: Editorial Presença
 Páginas: 260
 ISBN: 9789722342391


Sinopse
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

No último livro da série descobrimos um distrito 13 preparado para a revolução. Katniss é escolhida para ser a cara dessa revolução. Ao tempo que a batalha segue, as semelhanças entre o novo "regime" que tenta tomar o poder, tendo como bandeira a liberdade dos distritos, e o regime que rege Panam, são demasiadas. As personagens tem caminhos difíceis para trilhar e Katniss, mais uma vez aborrece o leitor com todas as indecisões.

A série devia ter sido reduzido a dois livros, para não aborrecer, conseguindo assim, manter os leitores muito mais interessados e retirando partes desnecessárias. Katniss deixa definitivamente de ser a personagem mais interessante da série. Alguns desfechos de personagens são excelentes, outros são terrivelmente clichés. Também a tentativa de aproximar o regime do distrito 13 ao regime, dito comunista, não colou para mim.

No final faço uma avaliação muito positiva,mesmo com todas as criticas que tenho feito à série. Gostei do conjunto, do mundo construído, da ideia dos jogos da fome e até em certa parte de Katniss (no inicio pelo menos). Acho que é uma série que cativa, não deixa é de cair na tentação de se alongar em demasia. Recomendo vivamente para os jovens, como já tinha referido, cá em casa fez furor com o nosso filho mais velho, o que é óptimo.

Sem comentários: