segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Terra dos Cegos

A Terra dos Cegos

Autor: H.G.Wells

Sinopse

Em Terra de Cegos... é considerada uma história entre as melhores da literatura em que o tema da "cegueira" é o foco principal da narrativa, quase sempre revestido de uma carga simbólica e alegórica vincadas, como disso é também exemplo O Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago.
Numa terra de cegos em que todos estão convencidos que nada mais existe para além da realidade que conhecem, quando um estranho, surge de fora e tenta convencê-los do contrário, não é de admirar que não só não acreditem nele como ainda o tratem com alguma hostilidade. Numa primeira fase, a da condescendência, Nunez é encarado pelos cegos como um ser ainda não totalmente formado e sobretudo insano. Mas dada a sua insistência em querer fazê-los acreditar na faculdade da visão, rapidamente se torna um ser incómodo e a expulsão violenta surge como única forma de proteger a comunidade. Assim, a Nunez só resta assumir a sua inferioridade e impotência que contraria a sua convicção inicial de que "em terra de cegos quem tem olho é rei". E talvez por força do amor de Medína, por quem se apaixona entretanto, ou pela simplicidade e funcionalidade com que tudo se processa no vale, numa espécie de Alegoria da Caverna inversa, o único que detém a "visão" começa a aceitar o mundo das "sombras" como o mundo "real": "gradualmente, o vale transformou-se no mundo verdadeiro para ele, e aquele que se situava para além das montanhas constituía uma região lendária".
Mas uma súbita tragédia poderá devolvê-lo ao mundo em que quase deixara de acreditar.


A sinopse resume muito bem a intriga principal da história e foca-se no tema que escolhi para o meu ensaio, a cegueira como tema na literatura. A cegueira aqui usada pelo autor, poderá ser interpretada como uma cegueira social. Quando usualmente toda a sociedade "vê" as coisas de uma forma, quem se atreve de contestar e "ver" as coisas de outra forma, é descriminado/ignorado. Gostei bastante do tema e colocou-me logo a pensar em possíveis comparações com outras obras que usam a mesma temática.

A noveleta foi publicada com dois desfechos diferentes, para o curso da Coursera fui ler as duas versões e sinceramente nenhum me convence totalmente, ou melhor, nenhum seria a minha opção. No entanto acho que é uma obra que deverá ser lida.

Sem comentários: