sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O homem invisível

O homem invisível

Autor: H.G. Wells
Data de Publicação:
Editora: Vega
Páginas:
ISBN:

Sinopse

Obra-prima de Herbert George Wells, certamente o mais destacado entre os percursos da ficção científica, narra a história de um cientista que, após uma experiência parcialmente bem-sucedida, muda para um pacato lugarejo, gerando uma série de especulações. Com hábitos estranhos, humor instável, e sempre com o rosto enfaixado, chama sempre a atenção dos moradores da cidade.

Esta foi outra das obras sugeridas para o curso Coursera na semana dedicada a H. G. Wells. Foi de fácil leitura e bastante interessante, com o autor a criar personagens e ambientes credíveis, conseguindo descrever "realisticamente" de como seria a vida de um homem invisível. Afinal quem é que na sua infância (ou até um pouco mais velhos, cof, cof) não se imaginou invisível para poder fugir às suas obrigações, ouvir conversas das pessoas sem estas saberem, roubar doces ou viajar sem despesas, etc. etc. etc.

Após a leitura deste livro, certamente mudaríamos de ideias, ou pelo contrário, pensaríamos que conseguiríamos tirar proveito do privilegio de ser invisível  muito mais eficientemente que a personagem do livro.


É interessante ver como ser invisível  para a nossa personagem, no espaço de um dia, o sonho se transforma em pesadelo. De como ele tem de andar nu e descalço, para que a roupa não o desmascare, de como acções simples como comer ou andar na rua se tornavam problemas complicados de resolver. A este nível gostei bastante do livro, contudo não me fascinou. 

Sem comentários: