quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um Violino na Noite


Autor: Jojo Moyes
Data de Publicação: Abril de 2010
Editora: Porto Editora
Páginas: 416
ISBN: 978-972-0-04542-3


Isabel Delancey, uma mulher frágil e ainda jovem, alheada das vicissitudes do dia-a-dia, vivia para a música - era violinista numa orquestra sinfónica.
O que a prendia à realidade era o amor que sentia por Laurent, o seu marido. Quando este morre num brutal acidente, Isabel vê-se obrigada a confrontar-se com a terrível situação financeira em que o marido deixou a família e a assumir o papel de mãe que sempre tinha sido desempenhado por uma ama.
A Casa Espanhola, uma propriedade que herda inesperadamente, sendo uma fonte inesgotável de problemas, vai ser ao mesmo tempo um desafio à sua coragem e determinação, transformando Isabel numa mulher madura.
Ali, vai encontrar uma solidariedade inesperada, um rancor visceral e o amor.

Um Violino na Noite é um romance que nos fala de obsessões, vulnerabilidades, paixões e escolhas. A história envolve completamente o leitor, tornando este novo livro de Jojo Moyes uma leitura compulsiva e irresistível.




Já tinha ouvido falar muito deste livro e por isso a curiosidade levou a melhor e ainda bem, pois o livro é simplesmente maravilhoso.
fiquei agarrada logo nas primeiras páginas e de cada vez que o tinha de largar ficava a pensar o que iria acontecer a seguir.
É uma história muito linda, cheia de intrigas e muito romance, nunca tinha lido nada desta autora e confesso que agora fiquei curiosa acerca do outro livro que ela tem publicado cá em Portugal.
Ainda estou literalmente a pairar com a história do livro no fim, embora deixe a sensação de que gostavamos que a história continuasse, ficamos bastante satisfeitos com o rumo que as personagens levaram. é Daquelas histórias que confortam o coração.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os números de 2010


Terminado o ano de leituras aqui fica a estatística.

Os números de 2010:


- 40 livros lidos (bastante abaixo do objectivo);
- 11 autores portugueses;
- 18 novos autores;
- 6,75 de uma média geral;
- 3 antologias lidas;

Top 3 (2010):
Firmin - Sam Savage (Não levou um 10, mas nunca mais me esquecerei do pequeno Firmin)
Os rios sem nome - Manuel Seabra (por me ter feito chorar muito)
Os pilares da terra - Ken Follett (notável e diferente)

Menção Honrosa:
Os livros que devoraram o meu pai - Afonso Cruz (pela agradável surpresa de poder ler algo novo e fresco)
As Atribulações de Jacques Bonhomme - Telmo Marça (por provar que o horror e as histórias que não acabam necessáriamente bem, não precisam de ser nojentas)

Os piores (2010):

Brinca Comigo! [4/10]
Ficções Científicas & Fantásticas [2/10]
Precious - A força de uma mulher [1/10]


Nota: faltaram os clássicos; <_< Um boa passafem de ano e um excelente 2011 a todos os leitores do Muito para ler.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Obrigada pelas Recordações


Autor: Cecelia Ahern
Data de Publicação: Outubro de 2010
Editora: Editorial Presença
Páginas: 340
ISBN: 978-972-23-4456-2


Filha do ex-primeiro-ministro irlandês, a autora bestseller Cecelia Ahern é, tal como afirma o The Irish Times «a rainha do conto de fadas moderno». Prova disso é que Ahern reforça neste novo livro - Obrigada Pelas Recordações - um jogo entre a imaginação e a realidade. Como é possível conhecermos os pensamentos e sentimentos de uma pessoa com quem nunca sequer nos cruzámos? Foi esta a experiência vivida pela irlandesa Joyce Conway, a narradora, depois de ter tido alta do hospital na sequência de um grave acidente de viação. Um livro caracterizado por uma linguagem simples, acessível e divertida.



Um livro que começa de uma menira trágica, mas conforme se vai desenrolando torna-se divertido, os encontros e desencontors entre Joyce e Justin, tem vezes que são hilariantes, já para não falar das tiradas do pai da Joyce.
Um livro mesmo da autora , divertido e ao mesmo tempo leve consegue prender logo no início, e cada vez que a história tem novos desenvolvimentos, mais agarrados ficamos, com imensa vontade de saber o que se vai passar a a seguir.
Um muito obrigado à amiga que mo emprestou.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Descobri um Esconderijo


Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Data de Publicação: Dezembro de 2010
Editora: Editorial Presença
Páginas: 51
ISBN: 978-972-23-4461-6


Sabias que cada bicho tem a sua casa, o seu esconderijo? Na Natureza há um lugar especial para cada ser vivo. E que lugares tão diferentes e extraordinários! Queres ver? Então inicia já a leitura deste novo livro de uma das autoras portuguesas mais populares entre os mais novos. Maria Teresa Maia Gonzalez convida-te: "Vem surpreender os nossos amigos do Reino Animal nos seus esconderijos!".



Estive a ler este livro ao meu filho, mas antes ele teve que o folhear tudo, e posso dizer que adorou as ilustrações, ficou maravilhado com todos os promenores e as cores.
É um lindo lindo tanto pelas ilustrações como pelos textos muito simples e em rima, que ao lê-lo em voz alta provoaca um musicalidade maravilhosa.
Devo dizer que não foi só o meu filho que adorou eu também.
Quero deixar aqui um muito obrigado à Fernanda do Blog As Leituras da Fernanda, onde eu e o meu filhote ganhámos este magnífico livro.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Em Nome da Memória


Autor: Ann Brashares
Data de Publicação: Novembro de 2010
Editora: Quinta Essência
Páginas: 348
ISBN: 978-989-8228-40-6


Daniel passou vários séculos a apaixonar-se pela mesma rapariga. Vida após vida, atravessando continentes e dinastias, ele e Sophia (apesar de ela mudar de nome e forma) têm sido atraídos um para o outro, e ele lembra-se de tudo. Daniel tem «a memória», a capacidade de recordar vidas passadas e reconhecer as almas daqueles com quem viveu anteriormente. É um dom e uma maldição. Por todas as vezes que ele e Sophia estiveram juntos ao longo da história, também foram afastados dolorosamente, fatalmente. Um amor sempre demasiado curto.
Intercalados na actual relação de Sophia e Daniel há vislumbres da sua longa história juntos. Da Ásia Menor em 552 à Inglaterra de 1918 e à Virgínia de 1972, as duas almas partilham um longo e, por vezes, tortuoso caminho de busca contínua uma pela outra. Mas quando a jovem Sophia (agora «Lucy» no presente) começa finalmente a despertar para o segredo do seu passado em comum, a compreender a verdadeira razão da intensidade da sua atracção, a força misteriosa que sempre os afastou reaparece. Em última análise, têm de compreender o que se atravessa no caminho do seu amor para poderem passar a vida juntos.
Em Nome da Memória, uma história mágica de amor verdadeiro, devastadora e cheia de suspense, prova o poder e a resistência de uma união que estava destinada a ser.



Uma história fora do normal, não me lembro de ter lido algo assim, como este livro, mas o fim realmente deixou-me um pouco trsite estava à espera de mais.
O livro é engraçado, vai nos dando diferentes imagens de diferentes países em diferentes épocas, parece quase como que uma viagem no tempo.
O fim também me deixou uma interrogação no ar, será que este livro irá ter continuação?
O início do livro é capaz de ser desmotivador mas depois chega a uma certa altura em que começamos a ficar impacientes e queremos saber mais e o que se irá passar.
Quando se começa a aproximar o final é então que o livro entra naquela parte que temos estado todo o livro à espera.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Leste do Sol



Autor: Julie Gregson
Data de Publicação: Setembro de 2009
Editora: Edições ASA
Páginas: 536
ISBN: 978-989-23-0575-2

Outono de 1928. Três jovens inglesas partem no navio Kaisar-i-Hind com destino a Bombaim, na Índia. No seu íntimo, acalentam o sonho de começar uma nova vida, longe dos espartilhos morais da rígida sociedade inglesa. Viva Holloway é uma jovem aspirante a escritora em busca da Índia da sua infância. Para poder empreender a viagem, aceita ser dama de companhia da bela e ingénua Rose, que se prepara para casar com um oficial britânico que mal conhece. A acompanhá-las está também Victoria, dama de honor de Rose e sua melhor amiga, que anseia por se libertar do jugo de uma mãe dominadora. Todas elas têm uma boa razão para deixar a pátria, mas será que estão preparadas para o que as espera?

Num mundo em transformação, três mulheres lutam contra as normas decorrentes da sua condição feminina. Das festas requintadas onde se reúne a nata da sociedade inglesa ao dia-a-dia da vida colonial, é-nos brilhantemente desvendado todo o mistério da Índia e o choque cultural entre Ocidente e Oriente.



Confesso que no início foi difícil entrar na história e gostar do que estava a ler, e alturas houve em que tive que largar o livro para não desatar a chorar, pois estava a ser muito intenso.
Mas assim que elas chegaram à Í ndia parece que a história ganha novos contornos e tudo começa a parecer mais divertido e as peripécias em que Tor se mete são um dos motivos que nos levam a continuar.
Mas a partir daí começa a acontecer muitas coisas diferentes na vida de todas, e todas começam a mudar e com isso a própria história começa a ganhar novos contornos deixando-nos um pouco em suspense pelo fim do livro, que devo dizer é muito bonito e acho que todos, das personagens principais, têem aquilo por que tanto ansiavam e alguns como no caso de Jack são obrigados a dar valor aquilo que desprezaram.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Ilha das Garças


Autor: Sue Monk Kidd
Data de Publicação: Novembro de 2007
Editora: Edições ASA
Páginas: 310
ISBN: 978-972-41-5319-3

No interior de um mosteiro beneditino na ilha de Egret, ao largo da costa da Carolina do Sul, repousa um misterioso trono com sereias gravadas, dedicado a uma santa que, segundo a lenda, era sereia antes da sua conversão. Quando Jessie regressa à ilha por causa de um acto de violência aparentemente inexplicável da sua excêntrica mãe, a sua vida prima pela normalidade e o seu convencional casamento com Hugh é seguro e estável. Jessie ama Hugh mas, uma vez na ilha, a atracção que sente pelo irmão Thomas, um monge que está prestes a fazer os votos solenes, é irreprimível. Rodeada pela beleza exótica dos pântanos, deltas e garças majestosas, Jessie debate-se com a tensão do desejo, com a luta e a negação dos seus próprios sentimentos, com a liberdade a que acha que tem direito e com a força inexpugnável do lar e do casamento. Será que o poder do trono da sereia é apenas um mito? Ou será capaz de alterar o seu destino? O que está prestes a acontecer irá desvendar as raízes do passado atormentado da mãe, mas, acima de tudo, permitir que Jessie se reconcilie com a vida.

A Ilha das Garças é um romance vívido sobre sereias e santos, sobre as paixões do espírito e os êxtases do corpo, iluminando brilhantemente o despertar de uma mulher para o seu eu mais profundo.



Foi a primeira vez que li algo desta autora e adorei é uma história cheia de meios sentidos, de segredos escondidos e que no fim são revelados.
A personagem principal é cheia de dúvidas e culpas, e quando retorna à ilha parece mudar como do dia para a noite, mas essa transformação vai magoar certas pessoas para além dela, e no fim vai repensar em tudo e ter de voltar a escolher, mas uma coisa está certa será a sua libertação enquanto pintora.
Gostei muito achei, que todos os intervenientes na história são um pouco misteriosos, todos têem algo escondido, mas no fundo é uma história de amor entre mãe e filha, entre pai e filha, entre marido e mulher, entre amantes,etc.
Bastante fácil de se ler.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Feitiço da Lua


Autor: Sarah Addison Allen
Data de Publicação: Setembro de 2010
Editora: Quinta Essência
Páginas: 241
ISBN: 978-989-8228-36-9


No seu mais recente romance mágico, Sarah Addison Allen convida-nos a visitar uma pitoresca cidade do sul dos Estados Unidos onde duas mulheres bem diferentes descobrem como encontrar o seu lugar no mundo - por mais deslocadas que se sintam.

Emily Benedict vai para Mullaby, na Carolina do Norte, na esperança de pelo menos resolver alguns dos mistérios que rodeiam a vida da mãe. Porém, assim que Emily entra na casa onde a mãe cresceu e trava conhecimento com mo avô, cuja existência sempre desconhecera, descobre que os mistérios não se resolvem em Mullaby, são um modo de vida: o papel de parede muda de padrão para se adequar ao estado de espírito do ocupante do quarto, luzes inexplicáveis dançam pelo quintal à meia-noite e uma vizinha, Julia Winterson, cozinha esperança sob a forma de bolos, desejando não apenas satisfazer a gulodice da cidade mas também reacender o amor que receia ter perdido para sempre. Mas porque desencorajam todos a relação de Emily com o atraente e misterioso filho da família mais importante de Mullaby? Ela veio para a cidade a fim de obter respostas, mas tudo o que encontra são mais perguntas.
Um bolo de colibri poderá trazer de volta um amor perdido? Haverá mesmo um fantasma a dançar no quintal de Emily? As respostas não são o nunca o que esperamos, mas nesta pequena cidade de adoráveis desadaptados, o inesperado faz parte do dia-a-dia.



Para quem já leu O Jardim Encantado não ficará desapontado.
Como diz na própria capa do livro é um livro mágico, que nos deixa literalmente presos desde a primeira folha até ao fim, quando se começa a ler é difícil de largar.
Uma história de cheia de mistérios, factos maravilhosos e a história de uma povoação que tem os seus segredos que nos são revelados ao longo do livro.
Adorei e confesso que quando chegou ao fim fiquei com pena de não haver mais.
Um muito obrigado à amiga que nos emprestou.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Romance na Toscana


Autor: Elizabeth Adler
Data de Publicação: Julho de 2010
Editora: Quinta Essência
Páginas: 333
ISBN: 978-989-8228-15-4

Gemma Jericho é uma médica nova-iorquina a braços com uma filha adolescente que não lhe dá um minuto de descanso e uma mão que se preocupa com o facto de ela não ter vida própria. Por isso, quando a mãe, Nonna, recebe uma carta informando-a de que recebeu uma misteriosa herança na Toscana, Gemma, a donzela de gelo, arrisca: as três deixam para trás as precauções e partem para Itália em busca de um sonho e de uma nova vida.
Mas o que as três encontram no paraíso da Toscana não é exactamente o que haviam sonhado. Afinal, a herança de Nonna, uma bela villa a necessitar de obras, pode pertencer a um americano, Ben Raphael. Entre Gemma e Ben surge de imediato uma forte atracção, mas a relação amorosa é abalada pela intensa disputa imobiliária.
Será o amor de ambos suficientemente forte para resistir a todas as provações? Ou prevalecerá a força dos laços que ligam Gemma, Nonna e Livvie? Gemma terá de escolher entre o homem que ama e a herança da família. E a sua vida nunca mais será a mesma...
Romance na Toscana é uma história de amor arrebatadora, marcada pela beleza daquela região italiana, onde, afinal, todos os sonhos são possíveis.



Um livro emocionante com descrições de nos deixar água na boca, com paisagens idílicas, de sonho.
Ou seja, um livro como nesta maravilhosa autora já nos habituou, ao longo do livro é-nos dado a conhecer aos poucos as vidas e motivações das personagens e parece um pouco monotóno, mas assim que fazem a viagem tudo muda.
Com o aproximar do fim é nos dado a conhecer o terrível intrigante acontecimento que virou o mundo Gemma de pernas para o ar, e a transformou como a própria se intitula a princesa com coração de gelo.
Resumindo um livro a não perder.
Um muito obrigado à minha amiga Célia pelo empréstimo do livro, sem o qual não teria beneficiado desta magnífica leitura.