segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Amanhecer


Amanhecer
Stephenie Meyer

Neste quarto livro da saga Luz e Escuridão, as promessas deverão ser compridas, um casamento e uma transformação de Bella em vampiro. Inevitavelmente novos problemas surgem com o casamento, dúvidas e esperanças da Bella crescem a medida que a hora se aproxima, mas o inesperado acontece e tudo irá mudar rapidamente.

Com este livro termina a saga, o livro melhorou alguma coisa em relação aos anteriores, tem um ritmo mais agradável e menos lamechas. A escrita parece-me ter evoluído ligeiramente, mas só mesmo ligeiramente. O que me desagradou foi a necessidade de acabar tudo muito bem. Tudo acaba tão bem que torna a história demasiado aborrecida. Casamento feliz, transformação fácil, dificuldades todas ultrapassadas com facilidade, novidades fantásticas, resoluções de problemas antigos de maneira fácil, enfim, a personagem principal tem tanta sorte, mas tanta sorte que tudo lhe corre bem.
É contudo uma história/livro que me cativou nesta fase final, mesmo tendo-me aborrecido muito no segundo e terceiro livro, termina bem a saga.

Espero que a escritora a estúpida ideia de continuar e esticar a história com as personagens.

sábado, 29 de agosto de 2009

A Trilogia de Nova Iorque



A Trilogia de Nova Iorque
Paul Auster



Este foi o livro escolhido para me iniciar o autor, assim como para um dos livros deste verão. Não é um livro que me tenha enchido de satisfação. Não é também um livro muito fácil e directo, entenda-se que quero dizer que qualquer um o consegue ler até ao fim, não é demasiado maçudo nem complexo, mas em termos de mensagem não é directo.

O livro é constituído por 3 contos/noveletas, independentes à primeira vista, mas com a mesma mensagem: solidão e a perda de si mesmo nessa solidão.

"A primeira parte, "Cidade de Vidro", apresenta níveis de realidade distintos. No primeiro, o próprio Paul Auster é ao mesmo tempo escritor ou narrador da história e, em outro nível, um dos personagens: Paul Auster, o detective em que se transforma Daniel Quinn, um solitário escritor de romances policiais (uma entre outras referências a Don Quixote no decorrer do livro). Ao longo da trama, presenciamos a destruição gradual da personalidade de Daniel Quinn, enquanto desconfiamos da existência do detective Paul Auster e da própria história que está sendo narrada e escrita em um caderno vermelho, ao que parece, apenas mais um delírio do protagonista, seja ele quem for.

Em "Fantasmas", o detective particular Blue é contratado por um cliente chamado White para investigar e vigiar continuamente um homem chamado Black, que descobrimos ser a mesma pessoa. Ao longo do conto, novamente é desenvolvido o tema da perda de identidade do personagem.

Na última parte, "O Quarto Fechado", o amigo de infância de um escritor desaparecido é solicitado por sua suposta viúva a publicar os originais inéditos do marido. Desta vez ocorre um processo de transferência de personalidade, enquanto o protagonista acaba se apropriando da vida do amigo, casando-se com ex-mulher e finalmente descobrindo sua própria potencialidade como escritor."

Fiquei curiosa por ler outro livro do autor, pois este não me parece uma pessoa muito equilibrada, o que me atrai bastante. Gostei também da escrita dele, assim como o modo como ele envolve tudo num novelo de lã bem confuso.

sábado, 8 de agosto de 2009

Férias


Chegaram as férias!!! Para alguns pelo menos...
E com as férias muito tempo para ler, logo a questão é:

Quais os livros que vocês querem ler nas férias?

No meu caso tenho 3 semanas ou seja 21 dias de leitura intensiva. Se ler em média 1 livro em 3 dias tenho 7 livros para ler neste verão!!!!!!!!


Então a minha lista é:
  • Metamorfose - Franz Kafka
  • Trilogia de Nova York - Paul Auster
  • O Ano da Morte de Ricardo Reis - José Saramago
  • Meridiano de sangue - Cormac McCarthy
  • Pela Estrada Fora - Jack Kerouac
  • Ficções - Jorge Luís Borges
  • A Cidade de Areia - Marcel Brion

E vocês?


Metamorfose



Metamorfose
Franz Kafka


Como reagiriam vocês se alguém que vocês gostam muito, o vosso marido, o vosso filho, a vossa mãe, de um dia para o outro virasse escaravelho?

Esta é a premissa do livro, Gregor Samsa acorda um dia transformado em escaravelho, o pânico instalou-se naturalmente, ele e a sua família não estão obviamente preparados para uma situação destas. O que é interessante perceber é a falta de capacidade da família dele em se adaptar. E a questão põe-se: como reagiríamos nos?

Gostei muito do livro. Já o tinha folheado a uns tempos atrás e não lhe achei piada, pelo menos o suficiente para o ler. Desta vez no entanto gostei da capa, das ilustrações do livro e decidi pegar-lhe neste verão. Foi de leitura fácil, li numa tarde. Sem duvida um clássico e um bom livro.




sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Marcada



Marcada
P.C. Cast + Kristin Cast


O pior livro que li neste ano, e provavelmente nos últimos anos. Está extremamente mal escrito e tem uma historia horrivelmente alinhada. Cola-se claramente aos dois grandes sucessos da literatura fantástica de adolescente: Harry Potter e Crepúsculo. As personagens são ridículas e infelizmente considero a leitura deste livro como desperdício de tempo. Veio no BookMoche e para lá volta.

Alguns excertos:

"Sim, eu sabia sobre toda a questão do sexo oral. Duvido que haja algum adolescente vivo na América hoje a não saber o público adulto acha que fazemos sexo oral a rapazes como quem dá pastilhas (ou talvez seja mais apropriado dizer caramelos). Okay, são tudo tretas, e sempre mme irritaram. Claro que há raparigas que acham fazer sexo oral."

"Era loura, pequenina e praticamente perfeita. Aliás, fazia-me lembrar uma Sarah Jessica Parker mais nova (de quem não gosto, a propósito - é sempre tão... tão... chatinha e vivaça falsa)."

"era só o que me faltava, o stresse de brigar com a galdéria Menina Convencida, além de uma mudança de vida/espécie/escola?"

"já que sou gay, acho que devia contar como dois rapazes em vez de um. Quer dizer, comigo vocês têm o ponto de vista masculino e não têm que se ralar se vos quero apalpar as mamas ou não."