segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Amanhecer


Amanhecer
Stephenie Meyer

Neste quarto livro da saga Luz e Escuridão, as promessas deverão ser compridas, um casamento e uma transformação de Bella em vampiro. Inevitavelmente novos problemas surgem com o casamento, dúvidas e esperanças da Bella crescem a medida que a hora se aproxima, mas o inesperado acontece e tudo irá mudar rapidamente.

Com este livro termina a saga, o livro melhorou alguma coisa em relação aos anteriores, tem um ritmo mais agradável e menos lamechas. A escrita parece-me ter evoluído ligeiramente, mas só mesmo ligeiramente. O que me desagradou foi a necessidade de acabar tudo muito bem. Tudo acaba tão bem que torna a história demasiado aborrecida. Casamento feliz, transformação fácil, dificuldades todas ultrapassadas com facilidade, novidades fantásticas, resoluções de problemas antigos de maneira fácil, enfim, a personagem principal tem tanta sorte, mas tanta sorte que tudo lhe corre bem.
É contudo uma história/livro que me cativou nesta fase final, mesmo tendo-me aborrecido muito no segundo e terceiro livro, termina bem a saga.

Espero que a escritora a estúpida ideia de continuar e esticar a história com as personagens.

4 comentários:

Julianna Steffens disse...

Eu gostei bastante de Amanhecer, apesar de vários pesares. Mas acho que por se tratar de uma serie mais voltada para young adults e adolescentes ( como Harry Potter) a intenção da autora foi amarrar todos os laços possíveis, para agradar o maior numero de leitores possíveis.

Unknown disse...

Olá Julianna,

Sim, o publico alvo é especifico: adolescentes, e talvez seja esse o motivo para que o final seja tão "feliz". Achei um pouco exagerado e forçado a história, por exemplo o Jacob apaixonar-se pela Nessi. Ou o facto de não haver luta e algumas mortes.

Nuno Amado disse...

Achei uma boa série de entretenimento, que também são precisas, mesmo bom para estar a ler e a comer pipocas!
:D
Gostei, foi uma leitura leve e penso que o objectivo era esse. Se o objectivo era mais que isso, então faltará muita coisa (como apontaste no post).

Jacqueline' disse...

Eu não achei que Amanhecer melhorasse a série. Achei o livro demasiado extenso para o que havia a dizer. Simplesmente foi me muito penoso lê-lo...