sábado, 29 de agosto de 2009

A Trilogia de Nova Iorque



A Trilogia de Nova Iorque
Paul Auster



Este foi o livro escolhido para me iniciar o autor, assim como para um dos livros deste verão. Não é um livro que me tenha enchido de satisfação. Não é também um livro muito fácil e directo, entenda-se que quero dizer que qualquer um o consegue ler até ao fim, não é demasiado maçudo nem complexo, mas em termos de mensagem não é directo.

O livro é constituído por 3 contos/noveletas, independentes à primeira vista, mas com a mesma mensagem: solidão e a perda de si mesmo nessa solidão.

"A primeira parte, "Cidade de Vidro", apresenta níveis de realidade distintos. No primeiro, o próprio Paul Auster é ao mesmo tempo escritor ou narrador da história e, em outro nível, um dos personagens: Paul Auster, o detective em que se transforma Daniel Quinn, um solitário escritor de romances policiais (uma entre outras referências a Don Quixote no decorrer do livro). Ao longo da trama, presenciamos a destruição gradual da personalidade de Daniel Quinn, enquanto desconfiamos da existência do detective Paul Auster e da própria história que está sendo narrada e escrita em um caderno vermelho, ao que parece, apenas mais um delírio do protagonista, seja ele quem for.

Em "Fantasmas", o detective particular Blue é contratado por um cliente chamado White para investigar e vigiar continuamente um homem chamado Black, que descobrimos ser a mesma pessoa. Ao longo do conto, novamente é desenvolvido o tema da perda de identidade do personagem.

Na última parte, "O Quarto Fechado", o amigo de infância de um escritor desaparecido é solicitado por sua suposta viúva a publicar os originais inéditos do marido. Desta vez ocorre um processo de transferência de personalidade, enquanto o protagonista acaba se apropriando da vida do amigo, casando-se com ex-mulher e finalmente descobrindo sua própria potencialidade como escritor."

Fiquei curiosa por ler outro livro do autor, pois este não me parece uma pessoa muito equilibrada, o que me atrai bastante. Gostei também da escrita dele, assim como o modo como ele envolve tudo num novelo de lã bem confuso.

Sem comentários: