quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Rebecca


Autor: Daphne du Maurier
Data de Publicação: Março de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 397
ISBN:
Publicado em 1938, Rebecca é talvez o romance por que Daphne du Maurier é hoje mais lembrada. O seu sucesso do público foi imediato: conheceu 28 reedições em quatro anos só na Grã-Bretanha e a versão cinematográfica assinada por Alfred Hitchcock em 1940 venceu dois Óscares. Ao longo de décadas Rebecca tem sido avaliado pela crítica à luz de diferentes abordagens, mas, como todos os clássicos, continua a desafiar as categorizações comuns. Ao lê-lo entramos numa atmosfera onírica, sombria alimentada por segredos que os códigos sociais obrigam a permanecer ocultos e que se concentram na misteriosa mansão de Manderley. É para esta mansão que a narradora, uma jovem passiva e humilde, vai viver com o viúvo Maxim de Winter, ao aceitar o seu pedido de casamento. Mas então descobre que a memória da falecida esposa, Rebecca, se encontra ainda bem viva e que esta era tudo o que ela nunca será. À meida que elíptico enredo se desnvolve, levantando algumas questões ambivalentes, ela terá de redifinir a sua identidade num cenário em que os sonhos ameaçam tornar-se pesadelos...
Adorei logo o livro desde o início, muito bem escrito com uma história muito bonita, só que o fim que estava à espera , um fim de contos de fadas, não se realizou e fiquei um bocadinho desapontada. Mas depois de todas as opiniões favoráveis que li e ouvi acerca do livro, confesso que foi só por isso que o trouxe da biblioteca senão me tinha pegado nele, e não me desiludi muito emocionante e deverás emotivo. É de deixar uma pessoa literalmente pregado até à última página.

5 comentários:

Unknown disse...

Um dos melhores livros que li este ano. Muito bem escrito.
Quanto ao final... acho que encaixa muito bem.

Angelina Violante disse...

Pois mas eu estava mais à espera de outro final, tal como disse conto de fadas, por isso fiquei um pouco desapontada com o fim.

Ana Maria disse...

Ainda não li, mas já coloquei na minha lista.

Parabéns pelo blog, gostei muito daqui! =)

Jacqueline' disse...

Gostei imenso da escrita! Para mim, foi sem dúvida uma excelente surpresa este livro! Concordo com a Marcelina, o final adequa-se perfeitamente à história.

Lia Silva disse...

Gostei do que li. Vou acrescentar à lista :)

Beijinhos e Abracinhos :)