quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os Dias de Saturno


Autor:Paulo Morreiras
Data de Publicação: Setembro de 2009
Editora: QuidNovi
Páginas: 199
ISBN:978-989-628-150-2
No dia 7 de Novembro de 1699, reúnem-se no Convento de Cristo dosi grandes amigos alquimistas: Domingos Rodrigues, cozinheiro do rei D. Pedro II e autor do primeiro livro de cozinha publicado em Portugal; e o médico da Casa Real João Curvo Semedo, um dos mais conceituados do seu tempo. Ambos vêm para assistir do terraço do Convento a um eclipse do Sol - fenómeno misterioso que dicifilmentevoltarão a presenciar durante as suas vidas. Na tarde desse mesmo dia, nas cercanias da vila de Tomar, a escuridão que se abate repente sobre o mundo precipitará o parto de uma jovem a caminho de casa, cujo filho nasce com uma estranha marca no peito, vista imediatamente como castigo divino e maldição eterna. Mas será, curiosamente, esse sinal raro que aproximará a vida do recém-nascido da dos dois alquimistas e coserá para sempre os seus destinos.Mesmo que o rapaz só venha a saber muitosanos depois. Quiçá tarde de mais.Passado numa época de grandes transformações sociais, fausto, riqueza e avanço científico e intelectual, Os Dias de Saturno - do autor do aplaudido A Demanda de D. Fuas Bragatela - é um romance fascinante sobre o amor e a sua impossibilidade, com doses iguais de humor e dramatismo, escrito numa linguagem que torna a sua leitura irresistível. A não perder.

Gostei bastante de ler este livro embora, acha-se que o fim do livro muito repentino, pois andamos mais de metade do livro em diferentes enleios e de repente tudo se resolve de uma momento para o outro.É uma história muito interessante, mas à qual falta algo mais, pois quando chegamos ao fim ficamos com a sensação de que foram deixados muitos espaços em branco, quando a história poderia ter sido muito mais desenvolvida e explorada, não perdendo nada da sua graça.Como é dito na própria sinopse é uma leitura irresistível, que prende desde o início até ao fim.

2 comentários:

Jojo disse...

Olá!
Eu vi este livro no site Segredo dos Livros. A sinopse chamou-me à atenção. O problema é que o meu tempo anda fugido com tantas horas passadas na faculdade! Mas pus na listinha.

Mts Bjinhos*

Angelina Violante disse...

Olá!

Pois este livro é do forúm Segredo dos Livros, eu faço parte da equipa de análise, por isso tive oportunidade de ler o livro.
Vais ver que nas férias arranjas tempo.

Beijinhos