segunda-feira, 22 de junho de 2009

Aristocrats in Bourgeois Italy: The Piedmontese Nobility




Aristocrats in Bourgeois Italy: The Piedmontese Nobility, 1861-1930
Cardoza, Anthony L.

Pareceu-me conveniente não falar apenas de obras de ficção. A leitura e os seus hábitos passam também pela leitura de outras obras como é o caso deste estudo sobre as relações da aristocracia na Itália burguesa por altura do Risorgimento Italiano. É um estudo de grande qualidade que nos deixa "ver" qual a correlação de forças neste período, assim como a mobilidade ou a sua inexistência no período estudado. Curioso é sobretudo verificar que sobre alguns aspectos a aristocracia do norte de Itália tem um conjunto de comportamentos e tiques similares ao da aristocracia portuguesa do período liberal. Uma obra fundamental para entender a Itália deste período.





Seria imperdoável não referir as duas excelentes obras de Nuno Gonçalo Monteiro, que vão do antigo regime ao liberalismo, sendo elas: "O Crepúsculo dos Grandes. A Casa e o Património da Aristocracia em Portugal (1750-1834)", "Elites e Poder. Entre o Antigo Regime e o Liberalismo" que nos dão uma panorâmica geral do comportamento da aristocracia portuguesa durante estes dois períodos e abordando aspectos específicos da mesma. Apresenta-nos nas duas obras um conjunto de elementos e dados, muitos deles pela primeira vez, que se mostram fundamentais para o entendimento de um conjunto de atitudes que são estruturantes na forma de estar e reagir e as consequências que daí advém. Para quem quiser entender melhor este período, tal como a obra de Cardoza, são fundamentais.



3 comentários:

WhiteLady3 disse...

Custou-me tanto ler O Crepúsculo dos Grandes... mas tive que o ler para uma cadeira universitária e isso pode ter prejudicado um pouco o querer saber mais sobre a aristocracia portuguesa. Só agora, com os estudos para trás e alguns tempos mortos para matar no trabalho, é que estou a desenvolver a minha veia de historiadora. :P

Catarina Garcia disse...

Interessava-me muito ler este livro porque já estudei em Turim e não cheguei a estudar este assunto. Onde se pode encontrar este livro?
Obrigada,
Catarina

Unknown disse...

Na fanc já esteve à vende na Fnac. Este fui buscar à biblioteca da faculdade de letras do Porto.

Existe tambem no bookdepository:
http://www.bookdepository.co.uk/book/9780521522298/Aristocrats-in-Bourgeois-Italy

Pelo menos por lá não há custos de envio.