sábado, 23 de agosto de 2014

Os Retornados



Autor: Júlio Magalhães
Data de publicação: Setembro de 2008
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 307
ISBN: 978-989-626-094-1


Outubro, 1975. Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos Jorge. Não percebia porquê, mas aquele homem perturbava-a profundamente. Despertava-a para a dura realidade da descolonização portuguesa e para um novo sentimento que só viria a ser desvendado vinte anos mais tarde. Foram milhares os portugueses que entre 1974 e 1975 fizeram a maior ponte área de que há memória em Portugal. Em Angola, a luta pelo poder dos movimentos independentistas espalhou o terror e a morte por um país outrora considerado a jóia do império português. Naquela espiral de violência, não havia outra solução senão abandonar tudo: emprego, casa, terras, fábricas e amigos de uma vida.


Trouxe este livro da biblioteca, pois já há um ror de tempo que ando com vontade de o ler.
E mesmo o livro não sendo nada de especial dei por mim agarrada logo nas primeiras páginas,não sei se é a escrita simples e sem grandes floreados, se é por as personagens terem alguma garra, o que é verdade é que dei por mim cheia de vontade de chegar ao fim para saber o que se passa.
Um livro simples que não trata só desta etapa digamos assim da história do país, mas também de uma história de amor que foi como que iniciada logo nas primeiras páginas, mas que só se concretizou lá para o final do livro.

2 comentários:

Fiacha disse...

Viva,

Por vezes são as leituras ideias simples e sem um enredo muito complexo, ainda bem que gostaste ;)

Bjs e boas leituras

Angelina Violante disse...

Boas,


Ás vezes serve para descomprimir.

Muito obrigado pelo comentário.

Beijocas