quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Onde Vais Isabel?


Autor: Maria Helena Ventura
Data de Publicação: Março de 2008
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 265
ISBN: 978-989-637-034-3



Da mesma autora do best-seller Afonso, O Conquistador, chega-nos a vida deslumbrante de uma das mais admiradas figuras da História de Portugal: a rainha santa Isabel. Nascida em Espanha, descendente de santos, reis e imperadores, Isabel chega a Portugal para casar com D. Dinis, rei culto, homem formoso, trovador invejável.
No seu séquito traz as damas de companhia e um terrível segredo com origem na Ordem do Templo e cujo destinatário é D. Dinis... Um segredo que poderá mudar a história da Europa!
Mas nem só de glória se cobre a vida de Isabel. As aventuras extraconjugais do rei português humilham-na profundamente. Apesar de, até aí, a rainha se mostrar magnânima, criando com igual afecto tanto os seus filhos como os bastardos de D. Dinis. É entre intrigas, ciúmes, infidelidades, rivalidades, adultérios e arrependimentos, que a vida da rainha santa Isabel se transforma no drama de uma heroína da santidade feita de amor, perdão, lágrimas escondidas e silêncio magnânimo.



O livro conta a história da rainha D. Isabel. Desde que iniciou a sua viagem para Portugal, para tomar o seu lugar como rainha de Portugal, até ao final dos seus dias.
Achei por vezes um pouco cansativo com tantas disputas e tantas conspirações e tantos nomes, e muitos deles iguais ou muito parecidos e não são a mesma pessoa.
O que mais gostei foi a maneira como a rainha parecia importar-se com os problemas do povo, assim que entrou em Portugal começou logo a reparar que havia muitos sem abrigo. Passou os dias a dedicar-se aos mais pobres, quando não estava a tentar mediar as coisas entre pai e filho.
Achei as personagens muito reais, mesmo sendo um livro digamos histórico, as personagens continuam a ter todas os seus defeitos D. Dinis com as suas numerosas "damas" e igual número de bastardos. D. Isabel sofrendo em silêncio pelas inúmeras traições do rei seu marido, e por ele e o único filho legítimo se darem tão mal.
Surpreendeu-me tal como disse anteriormente a rainha conseguir lidar com tudo de uma forma muito calma, no meu ver ela podia ter feito numerosos escândalos, já que praticamente sempre sabia para onde o rei se dirigia e com quem ele se ia encontrar, mas nunca perdeu a sua dignidade.
Achei o mundo no tempo dos reis, um pouco confuso, não sei é por lacuna  minha em História de Portugal, ou se achei estranho andarem de um lado para o outro quando se deslocavam de cavalo e qualquer trajeto por mais pequeno que fosse era sempre demorado.
É um livro para ler com calma, não pode ser lido como um romance, deve até ser intercalado com outros para melhor compreensão.


2 comentários:

Clarinda disse...

Tenho um selinho para vós aqui:
http://www.lerviverler.blogspot.pt/2012/12/campanha-de-incentivo-leitura.html

Bj

Angelina Violante disse...

Obrigado, minha linda!!!